EXPOAER 2012 – Base Aérea de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil)

Uma aeronave AMX A-1B do “Esquadrão Poker”, da Base Aérea de Santa Maria, decola para passagens durante a EXPOAER 2012. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)

A Base Aérea de Santa Maria (BASM), localizada à cerca de 300 km ao oeste de Porto Alegre, abriu seus portões no dia 13 de outubro para mais a tradicional EXPOAER. O evento de 2012 contou com diversas aeronaves dos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo o P-3AM Orion do Esquadrão Orungam de Salvador. Cerca de 25 mil pessoas compareceram na base, que abriu ao público por volta das 9:30hs da manhã. O evento também comemorava o Dia das Crianças, e a Esquadrilha da Fumaça veio prestigiar as comemorações na base.

Uma aeronave RA-1A do Esquadrão Centauro taxia antes de decolar para uma missão de treinamento. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Detalhe do piloto do RA-1A do Esquadrão Centauro. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Decolagem do A-1B do Esquadrão Poker. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Chegada das aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Passagem do P-3AM Orion do Esquadrão Orungam. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)

Os principais esquadrões da base, o 1°/10° GAV “Esquadrão Poker” e o 3°/10° GAV “Esquadrão Centauro” realizaram diversas passagens com seus jatos AMX A-1/RA-1 durante o período da manhã, com várias saídas para treinamento. Grande parte do efetivos dos dois esquadrões está participando da Operação Ágata 6, que ocorre no estado de Mato Grosso. Ainda pela manhã, chegaram as oito aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça, que estavam no dia anterior na EXPOAER na Base Aérea de Canoas. O avião de patrulha P-3AM Orion também chegou ainda de manhã, e permaneceu na exposição estática durante todo dia, antes de partir para Florianópolis, que abriu seus portões ao público no dia seguinte.

Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Chegada de dois helicópteros H-60L Black Hawk. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
A aeronave C-98B Caravan pertencente ao 5° ETA. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Pouso do Embraer C-99 do Esquadrão Condor. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)

O 5°/8° GAV “Esquadrão Pantera”, com seus helicópteros H-60L Black Hawks, realizou diversas demonstrações durante o início da tarde. As aeronaves de transporte C-95BM do 5° ETA, sediado na Base Aérea de Canoas, esteve presente e realizou alguns voos levando a bordo os paraquedistas, e o C-98 Caravan fez decolagens e pousos com pessoas que ganharam voos panorâmicos.

Caça Northrop F-5EM Tiger do Esquadrão Pampa. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Detalhe do C-130H do Esquadrão Cascavel com a antiga torre da base ao fundo. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Um helicóptero UH-12 da Marinha Brasileira. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Decolagem do helicóptero CH-34 Super Puma do Esquadrão Puma. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)

Um caça F-5EM do 1°/14° GAV “Esquadrão Pampa”, da Base Aérea de Canoas, esteve presente na exposição estática e decolou no final da tarde no regresso para Canoas, realizando uma passagem sobre a base. Além disso estavam na exposição estática um C-130H Hercules do 2°/1° GTT “Esquadrão Cascavel”, um P-95B Bandeirulha do 2°/7° GAV “Esquadrão Phoenix” sediado em Florianópolis, e os helicópteros UH-12 da Marinha Brasileira e um CH-34 Super Puma do 3°/8° GAV “Esquadrão Puma” sediado no Rio de Janeiro, que realizou um voo no final do dia.

Decolagem da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
A aeronave T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

As manobras da Esquadrilha da Fumaça. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)

Mas o destaque e a apresentação mais aguardada pelo público presente foi a do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa Esquadrilha da Fumaça, que com sete aeronaves T-27 Tucano executou todas suas manobras com perícia e destreza, empolgando a todos. O céu azul contribuiu muito com os fotógrafos e também para que os pilotos mostrassem todas capacidades das aeronaves da Fumaça. A Esquadrilha da Fumaça recebeu recentemente seus dois primeiros Super Tucanos, que visam substituir os atuais T-27. Estima-se que na EXPOAER de 2013, a Fumaça já estará voando em apresentações com os novos aviões, mas ainda é muito cedo para afirmar, já que os pilotos e “anjos da guarda” do esquadrão ainda estão iniciando o processo de adequação e aprendizagem com os Super Tucanos.

Belíssima imagem de uma passagem baixa feita pelo Fumaça #1, o Coronel Esteves, líder do EDA. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Encerramento da apresentação do EDA. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)
Vista aérea da EXPOAER 2012 na Base Aérea de Santa Maria. (Foto: Luís André Werlang / Cavok)

O evento na Base Aérea de Santa Maria também teve apresentação de cães adestrados, praça de brinquedos, entre outras. Foram também arrecadados mais de 2 toneladas de alimentos não-perecíveis para serem doados a entidades assistenciais.

O Cavok Brasil agradece o amigo Luís André Ribas Werlang, editor do site Aviação Art, por ceder as belas imagens do evento em Santa Maria.

Enhanced by Zemanta