As três aeronaves Embraer Super Tucano destinadas para Força Aérea de Burkina Faso, durante escala técnica em Recife. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)

No Dia 7 de Setembro, Independência do Brasil, três aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucanos fizeram uma escala técnica no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, durante o voo de translado dessas para Burkina Faso, com escala em Fernando de Noronha e Dakar. Nosso colaborador Wagner Damásio, com exclusividade, fotografou as três aeronaves no solo, com a pintura definitiva, mas ainda com as matrículas brasileiras XT-MEA, XT-MEB e XT-MEC. Acompanha o voo um C-130 Hercules da FAB.

A aeronave EMB-314 Super Tucano (ainda com o prefixo brasileiro XT-MEA) durante escala em Recife, antes de prosseguir para Burkina Faso, na África. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)

A pintura não é novidade, já que uma das aeronaves que será destinada para o país africano, foi vista numa matéria divulgada aqui no Cavok, quando a aeronave estava em demonstração nos EUA.

A Força Aérea de Burkina Faso é composta basicamente de helicópteros e poucas aeronaves, tendo somente um jato MiG-17, que possivelmente não está em condições de voo. Das 19 unidades, 15 são helicópteros, mas as aeronaves de asas fixas possivelmente estão todas fora de operação.

Anúncios

31 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi.Burkina Faso comprou esses aviões?

    Mig-17? A Força Aérea dos cara até que tá razoável pro orçamento que eles devem ter…

    • Pois é. Estou a procura de informações detalhadas, mas até agora não estou sabendo de nada…

      Eles tem apenas um MiG-17 fora de voo. Se eles compraram mesmo essas aeronaves, que para nossa FAB são caças, para eles serão naves intergalácticas.

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

  2. De Recife eles vão para onde? Dá para atravessar o Atlântico todo?

    • note que eles tem 3 tanques adcionais… tem as ilhas no meio do oceano, cabo verde e dakar ficam a uns 2500 km….de fernando de noronha….

  3. O ST vai enfrentar as forças da Otan, pois eh para lá que foram o pessoal do Kadafi.. rsrs

    • Burkina Faso nem faz fronteira com a Líbia. Segundo rumores, os últimos kadafistas que ainda não foram mortos, talvez junto com o coronel, teriam fugido para o Niger, via terrestre mesmo.

      • Por não fazer fronteira eh que os kadafistas cruzaram o Niger rumo a Burkina Faso também chamado de Fasso.. Antigo Alto Volta…

        Legal é o nome da capital.. Ouagadougou

        fonte: wikipedia rsrs

  4. Fernando, daria para colocar estas fotos em resolução mais alta? A pintura é exótica e seria uma boa adição para a coleção…

      • Olá Fernando Valduga!

        Peço desculpas por entrar em contato atraves deste comentario. Não achei um link para contato.

        Gostaria de sugerir, ao contrario de nosso amigo acima, que vocês diminuissem a resolução das imagens, o número de imagens e vídeos por página. O site está muito lento para carregar e frequentemente trava o navegador. Estou falando isso porque eu tenho banda larga de 5Mb, imagine entaõ quem tem banda de 1Mb.

        Fica a sugestão de se diminuir a quantidade de posts por página e o tamanho das imagens e sua quantidade. Uma solução interessante seria exatamente disponibilizar a imagem em miniatura e ao clicar sobre ela ser redirecionado para onde ela se encontra no tamanho original.

        Peço desculpas por falar sobre isto aqui, portanto pode apagar o comentario. Porem fica a sugestão.

        Um otimo lugar para hospedar as imagens é o Picasa. Ele é gratuito, disponibiliza muito espaço e não tem limite de banda.

  5. Essa venda foi uma surpresa mesmo… Nem sabia que existia um país com esse nome… o.0

    []'s

  6. Parabéns a Burkina Faso pela escolha..excelente custo/benefício para um país sem muitos recursos!

  7. Mais um paiseco de neandertais adotando o poderoso e avançado STucano…

    Agora so falta Serra Leoa…Liberia…Zambia…Ruanda…Etiopia… adquirir uns tbm…

    Coitado do Santos Dumont, nosso grande Pai…rsss

        • o nome foi a melhor….

          aqueles lá estão muito galudos…se achando os top tops…a hora que cair vão cair de cara. anotem isso!!!

          • Problemas com outros blogs meu caro? qual a razão? melhor focar nas discussões que aqui ocorrem a nutrir rancores de outros lugares certo?

            • To sim e pouco me lixando…
              a minha razao é que eles tão se achando e perderam o respeito, e ninguem deita em mim não…
              tava colaborando de boa dai vem fazer graça comigo, aqui não jacaré…

Comments are closed.