Caças F-16 da Guarda Aérea Nacional do Texas estão na República Checa, onde participam do exercício Sky Avenger 2018. (Foto: ANG)

No período de 18 a 29 junho de 2018 está sendo realizado na Base de Força Aérea Tática 21 de Caslav, 80 km a leste de Praga, República Checa, o exercício internacional chamado Sky Avenger 2018, que reúne os caças Gripen checos e os F-16s da Guarda Aérena Nacional dos EUA.

Jatos Gripen e L-159 da Força Aérea da República Checa participam também do exercício Sky Avenger 2018.

Do lado da Força Aérea da República Checa o exercício envolve os caças Saab JAS-39 Gripen e os jatos avançados de ataque leve L-159 ALCA da base de Caslav, os helicópteros Mi-24/35 e Mi-171 da Base Aérea de Helicópteros 22 em Namest nad Oslavou, no sul da Morávia. Os Estados Unidos enviou para a República Checa seis caças F-16C/D Fighting Falcon da Guarda Aérea Nacional do Texas, integrante do 182º Esquadrão de Caça, da 149ª Ala de Caça, com sede na Base Aérea de Lackland, em San Antonio, Texas. As aeronaves F-16s foram acompanhadas por dois reabastecedores KC-135R Stratotaqnkers da Guarda Aérea Nacional do Nebraska, integrante do 173º Esquadrão de Reabastecimento Aéreo, da 155ª Ala de Reabastecimento Aéreo, com sede na Base Aérea de Lincoln, em Nebraska.

Helicópteros Mi-24 e Mi-171.

O exercício foi iniciado com briefings introdutórios, e os primeiros eventos de voo acontecerão à tarde”, disse o Major Tomas Merta, representante do exercício na base da Força Aérea de Caslav.

A cooperação entre os militares tchecos e a Guarda Nacional do Texas e de Nebraska começou em 1993. O objetivo original era ajudar os militares checos a ingressar na OTAN, agora eles cooperam no comando, na segurança cibernética, no lançamento de bombas e na proteção contra armas de destruição em massa. Exercícios conjuntos são organizados na República Checa e no Texas.

“Além do exercício conter missões de combates aéreos e na cooperação com os controladores aéreos avançados, os exercícios também se concentrarão em missões com cenários complexos”, acrescenta o Major Tomas Merta, da Força Aérea Checa.

KC-135R da ANG de Nebraska.

O KC-135, que operarão a partir do Aeroporto de Pardubice, realizarão missões de combate para coordenar Operações Aéreas Compostas (COMAO) para reabastecimento em voo. O programa de exercícios está planejado em dois blocos. De manhã, as missões serão conduzidas de acordo com um cenário complexo e, à tarde, as missões terão como foco a manobra de combate aéreo e tarefas diretas de apoio aéreo.

Um exercício semelhante foi realizado na base Caslav em 2009. O esquadrão de caças Gripens checos juntamente com jatos de combate do esquadrão “Gunfighters” de San Antonio também realizaram simulados ataques de combate aéreo sobre alvos terrestres.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.