O primeiro helicóptero AW139 do Exército do Nepal, visto durante testes de voo na Itália. (Foto: Aviation Nepal)

O Exército do Nepal teria adquirido um helicóptero AW139 da fabricante italiana Leonardo Company. O helicóptero atualmente foi visto voando na Área de Milão, com a matrícula provisória “I-EASY” (c/n 31808), e já com a pintura do exército do país.

A data de entrega do helicóptero AW139 não foi divulgada, de acordo com uma fonte, mas um outro helicóptero H125, também adquirido pelo Nepal, está atualmente na Unidade da Airbus Helicopter, em Cingapura, e deve ser entregue na Base Aérea Mid, junto a Brigada de Aviação Nº 11, na segunda semana de julho. O helicóptero foi alocado com o registro do exército nepalês “NA-059”.

Embora o governo tenha decidido em julho do ano passado comprar três helicópteros – um médio e dois leves – para resposta a desastres e operações de resgate, a compra de helicópteros bimotores de tamanho médio foi adiada, já que o preço superou um acordo anterior.

Em julho de 2016, o porta-voz imediato do Ministério da Defesa havia prometido que o gabinete havia decidido iniciar o processo de aquisição citando a necessidade imediata de helicópteros pelo teto fixado anteriormente do Exército nepalês. Mas foi decidido pelo Exército nepalês com preço que superou o teto e nem sequer conseguiu atender aos requisitos solicitados, acrescentou.

Autoridades do Ministério da Defesa disseram que o governo comprou recentemente dois Airbus H125 (AS350 B3e) e o AW139 da AgustaWestland, mas também recomendou o Bell 407 GXP.

O Exército nepalês também está progredindo para a indução de três aeronaves de asas fixas, duas aeronaves de treinamento geral Piper Archer da Piper Aircraft e uma aeronave de transporte CN235-220M da fabricante aeroespacial da Indonésia PT Dirgantara (PTDI).

Esta é a primeira vez que um AW139 está entrando no espaço aéreo nepalês, mas anteriormente, a empresa privada de charter Altitude Air, comprou o helicóptero o helicóptero Leonardo / Agusta Westland AW119 Koala pela primeira vez no Nepal para o voo de demonstração, para verificar o desempenho do helicóptero em alta altitude na região do Himalaia.

A Aviação do Exército do Nepal possui atualmente 10 aeronaves que incluem quatro Mi-17, dois Bell 206, dois Écureuils, e uma aeronave Islander e uma PZL M28 Skytruck. A força de defesa vendeu recentemente os seus dois Aérospatiale AS-332L-1 Super Puma para China.


Fonte: Aviation Nepal

SEM COMENTÁRIOS