F 16 bomba - F-16 da USAF lança bomba inerte fora de uma área de treinamentoA Força Aérea dos EUA no Japão revelaram que um caça F-16 lançou, acidentalmente, uma bomba inerte a 5 km fora da zona de treinamento.

A bomba inerte, mas pesando mais de 200 kg, foi acidentalmente lançada por um F-16 fora do campo de tiro perto da Base Aérea de Misawa, no nordeste do Japão, informou o Ministério da Defesa nesta quinta-feira (07).

Não houve relatos de feridos ou danos no incidente que ocorreu por volta das 18h35 (horário local) na quarta-feira (06) na província de Aomori, de acordo com as Forças dos EUA no Japão.

O Ministério da Defesa do Japão apresentou um protesto às forças armadas dos EUA sobre o incidente, depois que o governo japonês foi notificado.

Enquanto a causa do incidente ainda está sob investigação, as aeronaves dos EUA na base de Misawa suspenderam os voos com essas bombas inertes até novo aviso. Vamos pedir aos EUA que tomem medidas efetivas para impedir que incidentes semelhantes ocorram novamente“, disse um representante do governo japonês.

Segundo o governo da província de Aomori, a bomba foi encontrada a cerca de 5 km a oeste do campo de tiro. Não há casas na área. O campo de treinamento está localizado a cerca de 20 km ao norte da base de Misawa e é usado pelos militares dos EUA e pelas Forças de Autodefesa do Japão. É o único local na principal ilha de Honshu, no país, onde podem ser realizados exercícios de tiro e bombardeio ar-solo, de acordo com o Ministério da Defesa.


Com informações de Kyodo News.

Anúncios