F-35B / Lockheed Martin

Dezoito anos após os engenheiros refinarem seu conceito, e com aproximadamente US$ 400 bilhões investidos no programa, a USMC finalmente declarou a Capacidade Operacional Inicial (IOC) do F-35B.

A primeira unidade operacional da aeronave, que conta com 10 unidades do caça, é a 3ª Ala de Aviação Naval (3rd Marine Aircraft Wing / VMFA-121), baseada em Yuma, no Estado americano do Arizona.

F-35B / Lockheed Martin

A partir de hoje, se os objetivos de segurança nacional exigirem, os aviões podem ser empregados em qualquer parte do mundo.

O F-35 é o programa de armas mais caro da história americana, e o anúncio de hoje representa um importante marco para o projeto. Os Marines pretendem começar os voos operacionais do F-35B devem começar ainda esse ano, seguidos pela USAF (F-35A) em 2016, e a US Navy (F-35C) em 2019.

F-35B / Lockheed Martin

A primeira implantação do F-35B está agendada para 2017, com o VMFA-121 se deslocando para Iwakuni, Japão.


FONTE: Military Times – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

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37 COMENTÁRIOS

  1. Aleluia! Quais armamentos estão liberados?
    AIM-9X e AIM-120C para ar-ar?
    JDAM para ataque ao solo? Qual versão?
    SDBs?

  2. Me admira a variante b receber o ioc antes da a e c, sendo a b a mais problematica

    • Se esperassem ficar pronto não entraria em serviço nunca!
      Não são os únicos a colocar em serviço aviões incompletos.

  3. Agora é esperar e ver o resultado de 18 anos de Pesquisas, Desenvolvimentos e Inovações…

    • LaMarca, Galileu,

      Razões comerciais também podem entrar na equação.

      Não nos esqueçamos que os japoneses estão a completar seus novos… "contratorpedeiros de convés corrido" (…). Assim, há todo um interesse em "mostrar" o "brinquedo" aos japoneses…

      • É possível, RR, mas já foi dito que não existe possibilidade do F-35B ser operado nos atuais LHD japoneses… Internamente, simplesmente não há espaço para tal

    • Isso me lembra um episódios dos Simpsons onde eles estão em um show aéreo e o comandante diz, "E agora é a vez do orgulho da força aérea americana, o jato INGLÊS Harrier."

      • Caro RSviveiros
        Pois é kkkkk
        Afinal até agora o F-35 só é um programa muito caro! Mas eu acredito no F-35 to ansioso para ver o F-35C operando!
        Abraços

  4. Agora é aguardar como o F-35 vai se sair. Especialmente essa versão.

    []'s

  5. Interessante ser exactamente a versão B, a que mais problemas e desafios deu, a primeira ser declarada operacional. Excelente notícia.

    Ainda há quem pense que com cerca de 90 unidades construídas (nas 3 versões) que o programa não vai avançar, e que o F-35 é um fracasso. Normalmente, quem defende isso não acredita ainda que o homem foi à Lua, acha que o 9/11 foi um plano da CIA, e que a 5G "é um exagero".

    Mais cego é aquele que não quer ver.

  6. Só quero LEMBRAR que o IOC da variante B é um lance de IMENSA forçação de barra por parte dos US Marines em função dos constantes adiamentos do IOC da US Navy e USAF das versões A e C. Qualquer um que tenha um MÍNIMO de conhecimento do programa JSF sabe que várias questões de ENGENHARIA do F-35 ainda não foram solucionadas como o capacete de visão sintética e o problema do motor que gerou o último incidente de fogo na aeronave ainda estão sob estudo.
    O IOC dos US Marines foi obtido sob imensa acochambração na aceitação dos parâmetros no intuito de gerar uma situação jurídica de não retorno para garantir a variante B do F-35 que sempre foi a mais ameaçada do programa. Embora o programa siga atrasado e cheio de desconformidades técnicas este IOC marine fictício dará um sentido de fim para não continuar computando atrasos ao programa. Vamos ver o que segue…
    Esta é uma cartada técnico-politica de TUDO OU NADA para o US Marines e a LM e eu detestaria estar na pele dos coitados dos pilotos fuzileiros que se arriscarão bem além do normal na implantação desta aeronave.
    Tomara que não se pague em sangue dos pilotos, esta ousada e temerária e de esculhambação da LM e dos generais fuzileiros para garantir a continuidade do projeto mais caro da história militar americana…

    • Acochambração meu caro Gilberto é um presidente encher a cara e depois "escolher" um caça à revelia da força que irá operá-lo……

      Acochambração é uma Presidente da República saudar a mandioca…

      Acochambração é essa mesma Presidente da República dizer que não tem meta mas depois dizer que vai dobrar a meta…..

      Acochambração é construir um submarino nuclear e uma base de submersíveis através de uma OSCIP para burlar a Lei 8.666/93, e ainda querer colocar a culpa no Juiz Moro…

      Acochambração é não ter competência para comprar 36 caças de 4ª Geração…..

      No mais, se você prestasse mais atenção nas notícias veiculadas não apenas aqui no CAVOK como também em outros sites de defesa, ao invés de ficar destilando seu viralatismo ideológico, saberia que o desenvolvimento da variante B era prioritário tanto pelos desafios envolvidos como também pela necessidade do aparelho entrar em serviço não apenas com o USMC como também com a RAF, a RN e a Marina Militare.

      De igual forma você saberia que o problema do motor encontra-se em vias de solução. E quanto ao capacete nada mais se disse…

      Por fim, se você saísse da arengação ideológica também teria prestado atenção que o programa de ensaios do F-35 é o maior da história já feito por um caça, onde os aparelhos têm sido levados praticamente à exaustão e, no caso da variante "B", incluiu duas campanhas de ensaios a bordo do USS Wasp.

      • Boa tarde, HMS_TIRELESS

        Sempre leio com atenção seus coerentes comentários, e algum desavisado pode se perguntar, assim como eu mesmo já me perguntei:

        – Por que será que ele sempre tenta explicar o óbvio pro táiguer, mesmo sabendo que "entra por um ouvido e sai pelo outro"?

        Eu já percebi o motivo, qual seja, não permitir que aquele princípio de Joseph Goebbels se torne realidade: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".

        Eu particularmente não tenho paciência com tipos como esse, Tireless, e torço para que continue firme em sua saga de desmascarar a dissimulação, combater a hipocrisia e expor a deslealdade dessa matilha que povoa sites – este nem tanto – internet afora.

        Abraço.

    • Não discordo totalmente de você, Gilberto.

      Mas quando o caça a estiver finalizado em 2018 as tripulações dos navios e o pessoal da manutenção já estarão treinadas e uma série de problemas e dificuldades operacionais já estarão resolvidos.

      Lembre a enorme dificuldade e problemas que surgiram quando os Su-33 começaram a ser testados nos PAs russos, disso os críticos do f-35 nunca se lembram. Inclusive até desistiram de Flankers em porta aviões na Rússia.

    • Gilberto,

      Até concordo que possa haver uma parte de política nessa história. Mas está longe de algo do tipo "tudo ou nada" ou "ameaça iminente ao F-35B"… Afinal de contas, não tem como simplesmente cancelar essa variante, tendo tantas encomendas e a necessidade urgente de um substituto para o Harrier… E no final, talvez tenham se decidido mesmo por causa disso…
      http://breakingdefense.com/2015/07/dunford-mulls-

  7. Decidiram começar pela versão B talvez porque a justificativa esteja pronta ou porque querem levar a Lockheed ao limite. As demais versões da Marinha e Força Aérea não demandam tanta urgência, pois estão bem servidas com F-16, F-15 e F18EF, e podem esperar amadurecer seus modelos. Estes modelos por sinal que herdam da versão B um cockpit de helicóptero e uma usina gastadora e pesada. Outro fator é a importância de atender demandas externas da Gran Bretanha e Italia, para seus navios aerodromos e os AV8B em seu limite de vida útil. Parabéns ao IOC do pato.

  8. É reconhecido que o esquadrão encontra expressa há um ano e tem uma participação de 10 F-35B versão bloco 2B capaz em um nível básico, executar o seguinte suporte de missão-direta às tropas, direcionando ataques aéreos na parte traseira do inimigo, a regra do ar acima da TVD e reconhecimento armado. Fornece suporte para os seguintes tipos de armas: mísseis, mísseis de médio alcance ar-ar AIM-120, guiado bombas GBU-12 (227 kg laser guiado) e GBU-32 (454 kg guiadas por satélite); tudo no interior o sling.
    Afirmou que neste momento o corpo já treinou mais de 50 pilotos e 500 técnicos. A seguir èskadril′âmi a Comissão, planejando ir em um rearmamento do F-35B são VMA-211 (FY 2016) e conselheiros-122 (2018).
    Um ano mais tarde, de acordo com o plano, a prontidão operacional inicial deve alcançar o primeiro esquadrão RAF. A força aérea, com requisitos semelhantes para executar missões, menos interessados em implantação de estrangeira. Além disso, a prontidão operacional da força aérea será anunciada com uma quantidade mínima de aeronaves na Esquadrilha-12 PCs. e a versão bloco 3I (quando perto 2B para várias diferentes melhor "ferro"). Marinha dos Estados Unidos pretendia declarar uma prontidão operacional inicial apenas na segunda metade de 2018 2019, começando já em versão bloco 3F.
    Na verdade, um dia histórico na história do programa chegou.

  9. 65% de disponibilidade é pouco para um caça, mas é melhor do que muitas forças aéreas conseguem fazer.
    Tem gente penando bem mais para fazer seus a voarem com segurança. E não estão falando de aviões velhos.

  10. Uau!!

    US$ 400 bilhões de investimento…. só no desenvolvimento

    E ainda nao está somado a isto o custo de produção de cada aeronave….

    Portanto, quando chegarem e ter produzido 400 caças (devem produzir mais do que isto) ,cada um terá custado mais de US$ 1 bilhão de dólares!! Baratinho é quase o preço de um Mistral.

    • quando eu vejo esses valores astronômicos dos materias de defesa dos EUA eu me pergunto quanto disso de fato é custo de desenvolvimento e quanto é lucro das empresas, não é atoa que a LM é a empresa de defesa com o maior faturamento do mundo

    • Caro ZorannGCC

      Realmente, se for injetado o valor de P&D no custo unitário das aeronaves a serem produzidas e as efetivamente produzidas a conta fica estratosférica, mas será que é assim que se faz? É uma metodologia aplicável, sem dúvida, mas o que se percebe como gastos em pesquisa e geração de conhecimento normalmente é visualizado como investimento, e isso não entra no custo de produção.

      Mas claro, dependendo do prisma, posso estar errado.

      Saudações.

  11. Que bonito… um novo F 104 ???

    Bom, se eles acham maravilhoso torrar 400 Bi nisso, ok, o dinheiro é deles…

    Mas, boa sorte aos pilotos e que ninguem se machuque.

    • "Mas, boa sorte aos pilotos e que ninguem se machuque."

      Irônico você dizer isso logo no mês em que caíram 5 aviões russos.

      • Perfeito, JPC3…
        Acrescentando ainda o fato do bombardeiro PAK DA estar em vias de ser cancelado.

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