Um vídeo da Raytheon aparece uma aeronave fictícia, um misto de F-22 e F-35. Mas mesmo sendo fictícia, foi o suficiente para os aficionados em assuntos militares criarem suas teorias.

Não é um projeto real de caça em desenvolvimento. É apenas uma “Aircraft Fictional” apresentada em um dos vídeos da Raytheon sobre cyber ameaças na aviação. Mas para os entusiastas, isso pouco importou. O ficcional avião logo foi chamado de F-36 “Sterik”.

Acontece que o conceito é interessante. Parece ser um híbrido entre o F-22 e o F-35. O jato segue a risca a cartilha para se manter stealth ao máximo.

O Sterik teria um motor grande, capaz de mach 1.5, pois a entrada de ar é bem grande, mas também é uma área de armazenamento de trem de pouso, a entrada direciona o ar para cima em direção ao motor para reduzir o RCS.

O avião aparece com mísseis pendurados externamente, mas isto tem a ver com o momento do combate. Os “especialistas de internet” já dizem o armazenamento de armas deve ser em uma baia interna no ventre, seguindo o padrão F-22/F-35, com os mísseis ar-ar nas baias laterais.

Veja o vídeo, mas tenha em mente, é um mero avião publicitário. Papel e photoshop aceita tudo.


FONTE/IMAGEM: Fighter Jets World

3 COMENTÁRIOS

  1. Há uns cinco anos havia um monte de gente, ligada à aviação de combate, GARANTINDO — "por A + B"– que o futuro dos jatos de guerra era serem, todos, ARPs armados — UACVs: A sexta geração.

    Ok, que maravilha, até porque o F-35 seria o último caça tripulado e que "o futuro estava próximo"…

    Não é bem assim, por mais que os americanos estejam na frente…

    E esse jato ficcional quebra até um pouco daquele perfil "lugar comum" que os aviões de quinta geração tem.

  2. Uma curiosidade sem qualquer importância: o F-35 da 2ª foto, "300", tem a mesma pintura (ou quase) do F-18A que aparece no filme Perigo Real e Imediato (Clear and Present Danger) de 1994, com Harrison Ford, na cena que bombardeiam o QG de um chefão do tráfico na América Latina. Estava passando a pouco na tv…
    http://2.bp.blogspot.com/-rT0iJJ3nZNM/VN8C3tb_zxI
    http://4.bp.blogspot.com/-9C6L4gGHpt0/VN8GA5OCloI
    https://www.youtube.com/watch?v=5XP3MonWebI