Caça Dassault Rafale durante apresentação no Aero India 2011.

O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou estar desprestigiado no governo Dilma Rousseff e afirmou nesta segunda-feira que vai participar da compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira). Ele negou também que o governo brasileiro tenha suspendido a negociação, o que chamou de “invenção” da imprensa.

Segundo a Folha informou no último dia 20, a presidente Dilma decidiu adiar a decisão da compra dos novos caças para o final do ano por causa do aperto fiscal. O governo anunciou corte no Orçamento deste ano de R$ 50 bilhões.

Dilma, também, optou por consultar outras pessoas sobre a negociação, entregando documentos referentes à compra ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), seu amigo.

Sobre um suposto mal-estar com Dilma, Jobim disse que essas informação são plantadas por “lobistas” e negou ter mandado recado para a presidente.

“Minha relação com ela está ótima. Se estivesse desprestigiado não estaria aqui [em viagem oficial a Buenos Aires]. Não mando recado, no Rio Grande não é assim.”

O ministro disse que vai se reunir com a presidente, amanhã em Brasília, para tratar de vários assuntos, como a compra dos novos caças da FAB.

Ele também afirmou que desconhece a participação de Fernando Pimentel na negociação, como pediu Dilma. “Perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi escolhido e que não recebeu nada.”

Ministro da Defesa de Lula, Jobim continuou no cargo no governo Dilma. Ele está em Buenos Aires para a assinatura de acordos bilaterais com seu equivalente argentino.

Fonte: Folha de São Paulo – Lucas Ferraz

Dica do amigo Zig Brasil. Obrigado 😉

Anúncios

69 COMENTÁRIOS

  1. "Não mando recado, no Rio Grande não é assim.” Deu a entender que o restante do país o povo tem como característica de ficar mandando recadinho.

    Tem gaúcho que é… Acham que são diferentes.

    • Comentário desnecessário e ofensivo.

      Não justifique um erro com outro erro.

      Tem Gaúcho que é o quê? Hein?

      • Tem gaúcho que é vitima da PIG… melhor, do LOBBY que financia jornalistas, e estes jornalistas conseguem virar a marmelada como querem…

        O cara desmentiu todas as falsas noticias da PIG, e tem gente que diz que ela não existe…

        Mas se fosse um secretário ou ministro estrangeiro que diria isso teria credibilidade para desmentir a "PARTE" da imprensa mentirosa né, mas como é um nosso mininstro não!!

      • Bah amigo… Se tú viste o meu outro comentário, não iria comentar… Que também foi desnecessário. Abraços

        Em relação a tua pergunta. Tem Gaúcho que é metido a besta… Como também tem Paulista metido a besta (eu sou paulista). Carioca metido a besta. brasileiro metido a besta.

  2. Desculpe Fernando, sei que você é gaúcho, não quis generalizar. Abraços

  3. Toda hora um desmentido, uma nova informação e ohhh,,,,, não "era isso" e entra alguem novo nessa novela mexicana.

    Mas aposto que se os caças fossem de 2a. mão já teriam comprado a muitoooo tempooo.

    Tem algo a mais ai … algo muito estranho que está emperrando essa sofrida compra.

    Abraços e ferro na boneca

    • Alex.

      acho que esta emperrando é isso aqui:

      "A Europa não é o lixão dos produtos agrícolas da América do Sul", afirmou Le Maire depois da abertura do 24º Salão Internacional de Pecuária de Rennes (oeste da França), depois de reiterar a oposição "firme" da França à retomada das negociações entre UE (União Europeia) e Mercosul.

      Se quiser ler matéria completa veja aqui.

      http://www.viagora.com.br/noticia/franca-diz-que-

      sds

      • Oi amigo, obrigado pela contribuição.

        Pois é, depois dizem que os franceses são a fina flôr da diplomacia, da aliança estrategica, disso, daquilo …

        Porque não pensaram nisso antes de comprar os Submarinos e os Helicopteros ? 20 bi … em troca de que ??? Outros paises tinham coisas melhores e mais em conta …

        Abraços e que venham os Super Hornet já !

        • Na aliança estratégica não tem nada sobre isso ai… pode ver, esta nas paginas do Sitio do Itamaraty… não fala destas coisas ai de carne, soja e grãos… fala de comércio em forma intencional, mas não aponta detalhes… vai la e confira o que é realmente a aliança que assinamos com eles, vale o que esta assinado e não outras considerações:

          http://www2.mre.gov.br/dai/b_fran_193.htm

          O que for fora disso não é real, somente posições especulativas!!

          • Amigo não discordo de voce.

            Mas acho que essa "fatura" ta saindo caro demais e possue baixa eficiencia.

            E depois a França não é essa potencia toda não, acho que a aliança foi mal feita.

            Abraços e que venham os Super-Hornets já !

            • Pelo menos próprio porque os franceses não são esta potência toda que a coisa foi bem feita, pois com potência demais como os USA tem poderíamos ficar ainda mais como Capachos do que como parceiros…

              Com os Franceses temos mais peso para negociar, e é isso que conta para os nossos interesses… já com os USA não é assim, o nosso peso é menor e de conseqüência temos uma voz mais baixa na mesa de negociação!

              Melhor com os franceses mesmo, assim pelo menos temos uma margem maior para colocar exigências de nossas prioridades, com os USA isso não é assim a nossa vantagem!

              Valeu!!

  4. Creio que há uma injustiça com relação ao Jobim. Colou-se nele uma estampa de que é um peso-morto ou de que sua posição no FX se enfraqueceu a tal ponto que seria melhor tirá-lo de lá.

    Acontece que o MD não cuida só do FX-2. É muito mais do que isso.

    Creio que uma das principais "missão" de Jobim seja ajudar na reorganização da aviação no Brasil tratando de temas que passam pela infraestrutura, controle dos aeroportos e dos vôos, além da desmilitarização de certos setores e da "revitalização" das FA´s

    Ao lançar a idéia de "compras conjuntas" para as 3 forças e ao deixar claro que as decisões devem ser em conjunto entre as forças e o governo federal o mesmo passou a dar ao MD uma importãncia que ele nunca teve em sua curta existência.

    Por isso creio que falar em enfraquecimento seja exagero. Jobim foi mantido mesmo não sendo nome indicado por seu próprio partido. É bom sempre lembrar disso e não creio que ele ficaria no cargo se realmente achasse que estava "desvalorizado"

    Volto a afirmar que não sou fã do Jobim, mas quando lembro todos que passaram pela pasta não tem como não enxergar que ele é o melhor ministro da Defesa que já tivemos.

  5. Queriam que dissesse o que? Aquela v..a da Presidenta me escanteou (Meteu a navalha no meu orçamento sem dó, botou areia no PROSUB, sacaneou com meus chegados franceses) e agora sou apenas um boneco de João bobo na esplanada? Lógico que ele vai dizer que esta prestigiado, o palácio do planalto vai dizer que ele esta prestigiado. Até parece que vocês nunca viram isso no futebol!!! Se fosse em qualquer time do Brasil, a impressa especializada já estaria fazendo mesa redonda para tentar adivinhar quem seria o próximo técnico (MD).

  6. O fato é de que infelizmente esta compra foi por deveras politizada e a FAB entrou nessa…

    Estava assistindo aquele filme fiasco, Armagedon, quando numa determinada cena um dos personagens diz: "Que tal estar sentado em cima de 2 milhões de TNT adquirido pelo menor custo?"

    É…

  7. Tudo leva a creer que o Jobim ta ganhando $$$$ por fora, por que esse ai defende o Rafale com a vida… É Jobim, acho que essa você perdeu…

    • O Jobim não é "bobo" não… ele defende o Rafale com a vida mas não voa nele. Manda seu fiel escudeiro Marinho. Vai que o Rafale tem uma pane e cai??? rsrsrsrsr

      • E os outros concorrentes nunca caíram por pane ou pilotagem errada ???

        Ta insinuando muito hein…. é assim que se faz um debate???

    • Mesmo Guilherme, ta ganhando um por fora… se não provar isso ai amigo é somente mais uma calunia postada pra difamar!!

      Então espero suas provas antes de acreditar no que o senhor insinua…

      A mania do brasileiro de achar que em tudo tem grana por baixo do pano é preocupante, isso demonstra a pobreza do povo que tem sempre que achar na grana o ùnico valor absoluto… PROVEM crianças, Provem… depois eu acredito ta!!

      • Franco, ele não está insinuando… está opinando, "o leva a crer…"!

        • Seja como for é uma coisa estéril, que não frutarà nada além de injurias e mais do mesmo… coisa ridícula, ja cansei disso no Brasil… indução a pensar em corrupção… realmente o ditado tem razão mesmo, quem pensa e fala do outro ou das coisas do outro, quer pra si !

          • Oi amigo, entendo a sua posição…

            Mas a atitude do Jobim com sua defesa extremada pelos Franceses anda despertando muitas duvidas.

            Circulam boatos de que constantemente é recebido nos palacios de Paris em festas ou em recepções privadas e alem disso dizem que ele tem tentado vender os Rafales para outros paises …

            Qual a verdade nisso tudo ? Quais reais intenções dele ? Virou garoto-propaganda dos franceses ?

            Convenhamos … esse FX anda muito estranho …

            Abraços e que venham os Super-Hornets já !

            • Possível que saiba algo que não sabemos, por isso defende tanto os franceses!!

              Normal que seja assim… ele está la encima, tem informações mais precisas!

  8. Somente relembrando..

    Como nosso ex presidente soh usava metáforas e termos futebolísticos..

    Vamos lembrar que em futebol..

    "Quando o técnico diz que esta prestigiado.." Cai logo em seguida..

    Espero que o jobim aguente mais ..

  9. Quando era criança e ja apaixonado por aviação sempre me perguntava o pq daqueles filmes terem avioes super modernos e nos esses Mirages ja velhos e F5 mais velhos ainda. Ai fiquei adulto e descobri que alem de impedir a venda para nos de aeronaves realmente boas, nossa politica também nao deixava por dizer que o Brasil nao entra em Guerras. Ou entao pq tinham que cortar algum dindim do orçamento. Mas agora eu sei a verdade realmente, o que acontece e que tem cacique demais para pouco indio, e tem muita gente querendo ganham dindim do loby, e que nao falta vontade politica, falta e politico de verdade mesmo.

    O jeito vai ser deixar um tanto bom de avioes no solo, mais de 300, e remendar os vovos ai para ver se ainda levam alguns poucos pilotos para dar uma voltinha de carroça pela praça.

    Alguem ai prefere um carro novo uma uma carroça "igual" nova da idade media?

    O Fome Zero que não acabou com fome nenhuma e outros tantos planos vão de Carroça, voce vai de que???

    • Parabens ,,, otima colocação amigo.

      Abraços e que venham os Super Hornets já !

  10. FIca a pergunta: Por que motivo o ex-presidente fez aquela lambança no dia 07/09/2009? Aquilo teve o efeito de um AMRAAM não apenas no Rafale mas no FX-2 como um todo. Caso o ex-presidente tivesse ficado na dele, o contrato dos Rafales já teria sido assinado e ninguém tinha dito nada.

    • HMS, sinceramente acho que a lambança acabou não sendo tão lambança assim….Veja que depois do anúncio feito pelo presidente a FAB e o MD correram para consertar o erro. Mas o interessante é que o tal erro acabou gerando uma redução nos valores de todas as propostas. Eu digo erro pq acho que foi isso mesmo. O Lula errou e se confundiu. Disse que estava decidido algo que não estava. Talvez por ter tomado umas a mais, talvez pq estava embriagado pela Carla bruni, não sei…Sei que a lambança acabou sendo benéfica…rs
      Acaba sendo aquilo que um tio meu disse…O Lula é largo….rs. Tem sorte. E acho que vale para esse caso. Um erro grosseiro acaba servindo como "redutor" de preços….rs.
      Mas que foi uma lambança eu não tenho dúvidas também….
      E vê se para de beber….já tá elogiando os Mirage 2000 e já já vai defender o Rafale…..rs. Aí, se chegar nesse ponto, nem clínica de desintoxicação vai resolver…..rs

      • Amigo Mauro:

        Minha restrição é dirigida ao Rafale e não aos Mirage, dos quais sempre fui fã. A beleza, a simplicidade e a eficiência do Miragem em tantas guerras sempre me encantaram. E sinceramente não vejo nada disso no Rafale.

  11. Tchê, o cara ainda manda queiram ou não…
    Se vai dar Rafale, Super Vespa ou Paper Glipen NG eu não sei, mas esta decisão sairá da boca deste cara, queiram ou não lobistas, gripetes, prefeitos, consultores, etc…
    Ouvir do cara sobre lobby é saber que o negócio está sendo blindado, pois ele sabe da atuação destes grupetes dentro do COPAC e Jornais pelo país.
    [ ]s

    • Desculpe a minha ignorancia Wolf, que cara ??????? quen tem cara e cavalo…rsrsrsrrsrsrrs qto a mandar a nao ser q tenhamos feito uma nova Constituiçao por estes dias, me parece q vc esta profundamente enganado ou ensandecido e cego por esta onipresente figura nefasta….infelizmente, a pior coisa q poderia ter acontecido ao nosso Pais desde Getulio Vargas.

      Tem coisa ainda pior eh claro, porem este ja virou hour concurse rsrsrsrrs Minha opiniao OK

      Sds

    • E a Dilma entendo que de aviação??? Armas, Guerra, operatividade, tecnologias militares???

      Ele pelo menos escutou os militares por anos e anos, deve ter feito uma base mínima de interpretação de operatividade aeronáutica, complexidade de produção, operação, risco, armas em geral, etc…

      A Dilma não teve nada disso, e duvido muito que tenha tempo pra passar por este processo todo, tem mais o que fazer…

      No fim é pra isso que servem os ministros, para auxiliar o presidente nas decisões, fazendo o resumo do que decidiram com os técnicos e os especialistas, além de encontrar um compromisso político para a nação ter empregos e benefícios derivados da escolha… e ela vai pelo que diz o Jobim, e os comandantes que ficaram todos nos cargos junto com o Jobim… isso deve significar alguma coisa!!

      Tudo é mais complexo do que somente assinar um papel, ela é a ultima da cadeia, e as vezes nem sabe o que pode vir a assinar… normal, em todo lugar do mundo é assim… coisa demais pra pensar e analisar, montanhas de papeis de todos os lados, pressões de lobbys e imprensa, relações internacionais… o buraco é mais embaixo, o simplismo não conta quase nada quando se fala em altas esferas.

      Valeu!!

      • Pois eh Wolf, uma no cravo e outra na ferradura este teu comentario. Acredito q ela entenda tanto de aviaçao qto eu ou vc, porem no momento e ela q tem a chave do cofre e sobre isso ate certo ponto nada podemos fazer no momento.

        Sds

  12. Alguém ainda acredita no que o Jobin fala??!! Quantas datas foi divulgada depois do 7 de Setembro, eu já perdi as contas, acabaram os dedos das mãos e pés, affff……

  13. A Presidenta nao vai tomar nenhuma decisao sozinha. Ja demonstrou que nao e ingenua. Se tomar uma decisao por si mesma, sera atacada ferrenhamente pelo PIG, qualquer que seja o aviao/fornecedor escolhido.

    ´E o CD que tomara tal decisao.

  14. Oi Francoorp, e o que o Nelson Jobim entende? Ele sabe de armas? Sobre Guerra? Sobre operatividade? Sobre tecnologias militares?

    Ele é juiz. E que eu saiba, nem em 8 anos ele conseguiria saber sobre armas, guerra, operatividade e tecnologias militares.

    Quem sabe sobre isso é a FAB, a Marinha, o Exército, o pessoal qualificado.

    Não os que acham que sabem de alguma coisa.

    • Opa!!!! modéstia a parte Eu também sei alguma coisa. Me incluo no pessoal Qualificado.rsrsrs

    • Certamente por estar dentro do ministério da defesa por todo este tempo tem alguma informação recebida, isso é até obvio… ou ele seria um doente mental que não consegue entender nada do que foi passado pra ele pelos militares a sua volta!!

      E duvido muito que ele nào tenha aprendido algo estando a tanto tempo na pasta… pelos militares da Marinha, FAB e EB que sempre passaram as coisas pra ele assinar…

      E os Juizes tem vasto conhecimento em muitas aréas, pois isso é até obrigatório para um magistrado, saber um pouco de tudo… não tudo de tudo, mas um pouco, e ali dentro sem duvida recebeu muitas informações dos próprios militares!!

      E se ele não sabe pouco importa, ao contrario do que a senhora disse antes, a Dilma vai assinar o que ele disser que é o melhor… isso é evidente!!

      O cara comanda sim, ficou no ministério e ainda manteve todos os comandantes, isso é sinal de entendimento das partes sobre as posições estratégicas militares do Brasil, que muitos gostem ou não!!

      • Francoorp,

        Permita-me deixar um comentario a respeito……..penso q ele nao escolheu ou sequer opinou sobre quem ou nao deveria permanecer a frente do comando das respectivas forças. Muito pelo contrario e com quase absoluta certeza foram estes mesmos oficiais das forças armadas q permitiram q ele ficasse, afinal, dos males o menor (c certeza estes oficiais ja devem estar arrependidos rsrsr )

        Sds

  15. Não foi este ministro que disse que a comprar iria sair de qualquer jeito ano passado. Não foi o que deu várias datas finais.

    Não dá para levar este cara a sério.

    Jobim pede para sair!

  16. Seja como for quem estava já vendo o SH nas cores da FAB se decepcionou bastante com esse banho de água fria que o Jobim deu… Talvez por isso os ânimos estejam tão exaltados.

    Mas eu pergunto se o ministro da defesa não tem credibilidade quem tem os jornalistas da folha? 🙂

  17. Jobim tá é fazendo bico quinem criança que ficou sem o doce. hehehe

    Deu como certa a compra dos aviões franceses e agora quebrou a cara quando a Dillma se bandeou pro lado dos americanos acenando com a liberação do etanol brasileiro para o mercado ianque em troca dos Hornets.

    Se Fú

  18. Pois eu digo que vc estão "mais por fora do que bunda de índio" em relação ao Jobim!

    Para os "navegantes", Jobim já era interessado em temas da área de Defesa desde o início dos anos 80!

    Ele e alguns poucos eram os únicos que se interessavam no assunto entre os parlamentares na época! Sim, ele foi deputado federal!

    Além disso ele é uma cara muito inteligente(sem brincadeira) e não foi à tôa que foi presidente do STF, a maior autoridade do Judiciário brasileiro!

    Vcs fazem alguma idéia da dificuldade em ser um juiz federal? Quanto uma pessoa tem que ralar estudando? Quanto tempo? Tem gente do Direito que sonha em chegar a esse cargo, e ele chegou muitos anos luz disso. Chegou ao posto máximo!

    Não é pra qualquer um não!

    Ele ele se aposentou como ministro do STF, não ganha um centavo com Min da Defesa! Sabiam? O cara está lá porque quer, porque gosta, tentando fazer o melhor para o país e VCS DIFAMANDO O CARA ESCONDIDOS POR TRÁS DE UM TECLADO !!!

    Porque vcs acham que ele hj é Min. da Defesa? Ele é a melhor escolha hoje no Brasil! Um caro que não tem problemas com corrupção, o homem honrado, inteligente, interessado pelo que faz e tem o respeito dos militares!

    E Camila,

    " Ele é juiz. E que eu saiba, nem em 8 anos ele conseguiria saber sobre armas, guerra, operatividade e tecnologias militares. "

    Meu amor, vc sabe quanto anos dura o curso de formação de oficiais no EB? 4 anos!

    O cara tem mais de 30 anos de estrada nessa área, incluindo 8 como Min. da Defesa e vc acha que ele não sabe de nada? Quantos vc e outros "navegantes" tem de estudo sobre o tema? 1, 2 , 3 anos?

    O Jobim é o protagonista do maior reaparelhamento das FAs do Brasil desde o regime militar, quando a maioria de vcs não era nem nascida e vcs Difamando o cara de corrupto, incompetente, etc. Vão tomar vergonha na cara !

    Pelo amor de Deus pessoal, vamos ter mais respeito pelas pessoas, ainda mais um cara honrado como o Jobim. Fazer crítica é uma coisa, DIFAMAR é outra bem diferente!

    Quero ver um de vcs aqui falar esses absurdos na cara dele…

    • Foi mais claro que eu, parabéns pela forma de expressão direta e clara !!

      e realmente, o cara tem bagagem superior a de muito por aqui, eu inclusive, que estou na area de assuntos militares a uns 10-12 anos… ele tem 30!!

      Essa dele ganhar nada eu não sabia… agora muitos caíram por terra!!

      • Amigo,,, já que voce sabe tudo sobre os Rafales , me explica :

        O Rafalle é mais caro de todos e possue alto custo de manutenção … como justificar isso ao nosso Brasil que está cortando 50 bi do orçamento ?

        Qual mercado nos abre maiores possibilidades, França ou USA ?

        Pelo que sei a imagem da França em relação aos Mirage da FAB é muito ruim, eles preferem o TioSam … porque será ?

        A “transferencia de tecnologia” está nos levando para o caminho errado, pois a propria Embraer já disse que “ninguem ensina o pulo do gato”.

        Será que se não fosse o item “transferencia de tecnologia” no processo de escolha do novo caça FX-2 … os Rafales estariam presentes nessa “short-list” ?

        Abraços e que venham já os SH “Total-Flex” + Hornets de brinde para nosso NAE !

    • Eu tenho é contra o assessor dele, o Sr José Genoíno. O Homen que o Jobim colocou no Ministério da Defesa depois que ele não conseguiu se reeleger Deputado.

      Mais um Ex-guerrileiro mamando nas Tetas do Governo.

    • Prezado Rodrigo BR, como cidadao comum e na vigencia do Estado de Direito garantido por nossa Constituiçao, garanto a vc q se tivesse a oportunidade e tempo eu DIRIA FRENTE A FRENTE A ESTE SENHOR O Q PENSO A RESPEITO.

      Antes de mais nada, penso q foi um mero e sofrivel Ministro do Supremo (tecnicamente falando) cansei de assisti-lo via tv fechada do Supremo e vi e ouvi inumeras vezes o mesmo constrangendo ou tentando constranger seus pares O cara ta mais para troglodita e sem o minimo escrupulo ou educaçao (pensa q eh Deus) , se eh honrado ou honesto somente ele e sua consciencia podem saber(consulte as fontes existentes sobre aqueles q melhor exerceram suas funçoes neste egregio Tribunal). Qto a ganhar como ex-Ministro do STF, acho q vc ta por fora mesmo, saiba q como ex-Juiz e aposentado ele ganha muito mais do eu ou vc . E direito no cargo atual q ele tenha a opçao de escolher entre o salario de ex-Juyiz ou de Min., portanto legalmente falando, ele fez a escolha pelo maior salario (no q esta muito certo, ate ue faria). Se isso eh correto ou nao, nao cabe a mim ou a vc (por enquanto) questionar (prerrogativa Constitucional).

      Sem paixoes ou torcidas por favor, nos nao somos donos de nenhuma verdade, ao contrario , so temos opinioes.

      Sds

    • Rodrigo,

      Tua falta de respeito e radicalismo e terrivel. Por tua resposta mal educada e rançosa vc perde a razao .

      Alias, o unico Indio por aqui e c B…de fora deve ser voce, alias, acho q o Indio tem muito mais respeito e educaçao.

      Respeite a opiniao alheia para ser respeitado

      Sds

  19. E digo mais, esse bombardeio da mídia vendida pode estar muito bem teleguiada por interesses estrangeiros como os EUA que tem ALERGIA de caras como o Jobim como Min da Defesa no Brasil!

    Um cara que vai lá na casa dos americanos ou na Europa e fala o que realmente acredita, não tem medo de defender os nossos interesses!

    Aposto esse jogo na mídia é "tudo jogo de lobista" como ele mesmo disse, mas para derrubá-lo do cargo e um FRACO assumir o lugar dele!

    E vcs aí "ressoando" o mantra das forças ocultas que querem derrubá-lo!

    Parabéns lacaios!

    Depois acham que sabem alguma coisa de Defesa, não percebem nem a inteligência inimiga jogando informação e contra-informação na mídia para "fisgar" os incautos!

    • Concordo Rodrigo, o Jobim é uma das poucas figuras serias de nossa política honrado e integro nunca houve se quer uma mancha em seu longo currículo de funcionário público. Mas se a turma prefere acreditar em jornalistas da “Falha de SP” o que se pode dizer? Mas o mais triste de tudo é que o que falam do ministro Jobim é apenas por causa de sua posição, pois eu garanto que se ele estivesse por motivos certos ou não apoiando o SH ou NG ele seria o herói da pátria para muito dos que estão aí chorando agora. Não importa se o que o ministro esteja fazendo seja positivo para o País como não agrada a torcida então é ladrão mesmo sem provas ou indícios. A se ele diz que prefere o SH aí vamos vê as coisas ficarem diferente será feito uma estatua de bronze pelos mesmos que estão aqui falando mil insultos sem pé nem cabeça o torcidinha sem critério.

    • Rodrigo BR,

      esta tua forma de resposta a eventuais opinioes aqui postadas nao condizem com sua aparente inteligencia.

      Aprenda o seguinte, se nao podes com teu inimigo junte-se a eles rsrsrsrr

      Em suma, cada um pensa o que quer e julga de acordo com sua consciencia, porem como vc ja deve ter observado, em nosso Pais ultimamente a coisa esta degringolada (roubalheira Publica) e isso faz c que nos os LACAIOS coloquemos todos (Politicos) no mesmo nivel . Pode ser realmente q este Sr., seja a tal figura ilibada etc…. porem os fatos apresentados por inumeras fontes nos ultimos tempos a respeito de sua conduta e conduçao deste negocio com os Franceses ja ta cheirando muito mal. Nao esqueça q ja nos enfiaram goela abaixo os SUBS e os tais Helis por preços absurdos. Em tempo , acredito q estes acordos sub repticios fechados com nossos amigos Franceses deverao aparecer futuramente em escandalos ( TCU ), nas estatisticas de sub faturamentos e outras cositas mas……….aguarde.

      Sds

      Sds

  20. Prá quem não gosta do Jobim vou refrescar a memória…(Lembro que eu particularmente não gosto dele mas reconheço sua capacidade e seu trabalho o qual qualifico como muito bom)

    Lista dos Ministros da Defesa:

    1) Élcio Álvares – 10 de junho de 1999 a 23 de janeiro de 2000 – Fernando Henrique Cardoso

    2) Geraldo Magela da Cruz Quintão – 24 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2002 – Fernando Henrique

    3) José Viegas Filho -1 de janeiro de 2003 a 8 de novembro de 2004 – Luiz Inácio Lula da Silva

    4) José Alencar – 8 de novembro de 2004 a 31 de março de 2006 – Luiz Inácio Lula da Silva

    5) Waldir Pires – 31 de março de 2006 a 25 de junho de 2007 – Luiz Inácio Lula da Silva

    6) Nelson Jobim – 25 de junho de 2007 aos dias atuais – Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rouseff

    • Mauro,

      com certeza no curto espaço de tempo em q foi criada esta pasta Ministerial e apesar de tudo, este Sr., eh o menos ruim dentre todos….somente isso por enquanto.

      Sds

      • Porque não colocam um Militar no ministerio ?

        Poderia ser o deputado Bolsonaro que é um patriota e entende do riscado.

        Ele tem pinta de ser honesto e durão.

        Abraços e que venham os Super-Hornets já !

    • Na China tem caças novos tipo F-5 bem baratinhos.

      Aqui no Cavok mesmo tem materia sobre isso.

      Ele parece que custa uns 15 milhões completo , me parece a mesma quantia da reforma dos nossos F-5M

      Enquanto isso 36 Rafales = 8,2 bi !

      Abraços e que venham os SH !

      • Alex,

        Na China Nacionalista hemmmmm rsrsrrsrsrs e muitos ainda estao na caixa como reserva , portanto nunca foram usados rrsrrs compraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa rsrsrsrsrrsrs

        Sds

    • Luiz Otávio:

      Você não viu que os Russos não entregaram os mísseis S-300 ao Irã por pedido do Governo Americano!!!!

      Manda quem pode obedece quem tem juízo.

      • Olha que fui camarada ainda, usando a palavra "a pedido" do que "por pressão"

        sds

Comments are closed.