O protótipo do caça russo de quinta geração Sukhoi T-50 PAK FA.

O jornalista Luiz Carlos Azedo do  jornal Correio Braziliense divulgou uma nota nesse domingo onde diz que a fabricante de aeronaves russa Sukhoi estaria preparando uma proposta de seu caça de quinta geração PAK FA ao Brasil, caso o F-X3 seja realmente uma verdade. Segundo a nota, no final deste ano as propostas do F-X2 vai expirar. Segue abaixo a nota do jornal.

“A fabricante russa Sukhoi prepara uma proposta para uma eventual terceira concorrência para compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), já chamada de FX-3. Oferecerá o modelo T-50 PAK-FA, desenvolvido em parceria com a Índia. O Programa FX-2 expira no fim do ano,” disse Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense.

O fim do programa atual F-X2, no qual concorrem os caças Rafale, Gripen e Super Hornet, a cada dia vem se tornando mais real, com os constantes adiamentos pelo Governo Federal. E da mesma maneira, a ideia do nascimento do programa F-X3, a terceira tentativa de compra de novos caças para Força Aérea Brasileira parece estar seguindo o caminho para tornar-se realidade.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

78 COMENTÁRIOS

      • A FAB não sabe!!!!!!!!!!!!!Vamos ver:

        No FX deu gripen.

        No FX-2 deu Gripen NG.

        E a FAB não sabe o que quer.

        PS:Nos dois FX's o abacaxi acrobático russo foi desclassificado.

        • Bom, vamos considerar que esta bobagem fosse verdade… e é sobre isso que eu falo!

          Pq raios, se a FAB quer um avião projeto, quer economia, ela coloca aviões prontos que podem melar justamente o que ela, em tese, queria: desenvolvimento em conjunto…? pq não escolheu o Gripen direto se este é "tudo de bom"?
          quer custo e coloca o F-16 de lado frente a um projeto sem valor definido?
          hoje mesmo falei com um amigo, recém (3 anos) baixado da FAB, da BAC, e ele estava me convidando para uma visita… então me falou do Cavok, que ele andou lendo, e disse o seguinte: neste blog, quase todos estão mais bem informados que 80% dos pilotos da FAB, aqueles que só se interessam pelo seu "umbigo" e brincam de Top-gun! fiquei triste no final… se pilotos "sabem nada" quiçá alguns brigadeiros… experimente, eu já fiz, pergunte para um aviador da FAB algo mais específico, algo que não faça parte do seu dia dia, verás uma curva que vai deixar a tamborello tão curva quanto uma via asutraliana… muitos falam dos funcionários do MD/GF, que não sabem nada, mas as FAs brasileira não ficam muito a frente, principalmente pq deveriam saber mesmo, do riscado! foram criadas para isso!… enfim

    • Caro Jakson, não é "a FAB" que não quer caças russos: é o Mr. Magoo, o Mum-Raa e o Mestre dos Magos que não querem — e por motivos diferentes. Não é só "medo do novo" e alguma "mudança na doutrina operacional" de outras eras. Mas eles não são eternos naquelas cadeiras. Eles passarão, o GDA passarinho (aguarde os Jaguares com os pardais F-5 Eagle nos hangaretes)…

Comments are closed.