A aeronave Brasilia acabou danificando o trem de pouso após incidente na pista do Aeroporto do Galeão.

Uma aeronave C-97 Brasilia da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso forçado na Base Aérea do Galeão, Zona Norte do Rio, depois de ter o trem de pouso danificado ao colidir contra um animal, provavelmente uma capivara. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a FAB, o incidente ocorreu na noite deste sábado (24). A aeronave C-97, matrícula 2002, colidiu com um animal ao decolar da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, às 18h40. Com a colisão, a perna esquerda do trem de pouso principal foi danificada.

Como procedimento de segurança, a aeronave precisou continuar no ar para gastar o combustível. O pouso foi direcionado para o Galeão, onde o plano de emergência de aeródromo foi acionado para prestar a assistência necessária.

O pouso ocorreu às 21h21. Segundo a FAB, o trem de pouso recolheu parcialmente e a aeronave parou sobre a grama. A FAB destacou que os ocupantes não sofreram ferimentos. A tripulação estava em missão de treinamento sem passageiros a bordo.

Ainda segundo a FAB, a pista 15, na qual o pouso ocorreu, foi vistoriada, mas não houve impactos ao tráfego aéreo. A pista 10 do aeroporto operou normalmente para pousos e decolagens.


Fonte: G1

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

  1. Essa aeronave presta que tipo de missões ? Só transporte de autoridades e semi autoridades ?

  2. Em outras fontes, o animal que o "Brasília" colidiu foi uma capivara…

    • Segundos outros jornais a nota oficial da FAB divulgada diz que foi colisão com um animal, o Globo que deduziu ser uma ave.
      Nas maioria das fontes fala somente "animal" sem detalhar.
      Até sair uma foto da "vítima" pode ser de tudo, até cachorro.
      .
      Na época que eu fazia os exames para entrar na AFA um F-5 atropelou uma vaca em Canoas, me lembro que os pilotos do 5° ETA de sacanagem colocaram um cartaz parabenizando os caçadores pelo churrasco mais caro da FAB.
      Eu fiz as provas escritas em Curitiba, mas naquela época a 2° fase era em Porto Alegre no Comar V, mas de tanto os candidatos pedirem para ver um F-5 de perto o Comar liberou um onibus para a galera fazer uma visíta rápida na BACO, foi quando estava a confusão pelo atropelamento da vaca na pista, que tinha sido a noite. Foi proibido fotografar a Base Aérea.

      • Mas foi um ótimo casamento, o F-5 é quase que um espeto, atropelou a vaca, foi só tacar sal grosso, ascende o fogo e tá feito o churras. kkkkk

        Voaram por bastante tempo pra acabar com o combustível.

        • Fogo ? Usa o afterburner, como aliás já foi demonstrado na comédia Top Gang ( Hot Shots! ), quando esquentam salsichas c/ ele.

Comments are closed.