A-1M (5)
A-1M – Força Aérea Brasileira / © Vinicius Santos, em caráter ilustrativo

No último dia 11 de maio, o governo brasileiro anunciou que vai cortar R$ 161 milhões (US$ 45 milhões) do orçamento da Força Aérea Brasileira (FAB), com a maior parte dos recursos sendo retirada do programa de modernização das aeronaves de ataque A-1 AMX.

Em virtude dos cortes, os trabalhos em curso para a modernização das aeronaves serão paralisados, devendo ser retomados, possivelmente, em 2017.

De acordo com a programação inicial, a ideia era modernizar 43 unidades do AMX, sendo 33 exemplares da variante A-1A (monoplace) e 10 exemplares da variante A-1B (biplace). Até o momento, entretanto, a FAB recebeu apenas três unidades do AMX modernizado, designado A-1M, com a primeira aeronave tendo sido entregue ao Esquadrão Adelphi da Base Aérea de Santa Cruz em setembro de 2013.

A-1M (3)
A-1M – Força Aérea Brasileira / © Bruno Batista, em caráter ilustrativo

O projeto de modernização das aeronaves, que conta com a participação da Elbit Systems, inclui, entre outros, a instalação do radar SCP-1 Scipio, desenvolvido pela brasileira Mectron em parceria com empresa italiana Galileo Avionica, além de melhorias na interface homem-máquina, com uso de tecnologia HOTAS (Hands on Trottle and Sticks / mãos nos aceleradores e manche), novo HUD com campo de visão de 24 graus, dois mostradores multifunção (MFCD) de 152 x 208 mm e um MFCD de 104 x 127 mm. A cabine terá novos sistemas e iluminação compatível com uso de óculos de visão noturna (NVG) de terceira geração. Além de atualizar a eletrônica, capacidade de sobrevivência, e cockpit, o objetivo é prolongar a vida útil das células por mais 20 anos.

A-1M (7)
A-1M – Força Aérea Brasileira / © Bruno Batista, em caráter ilustrativo

RELEMBRE:

divider 1

FONTE: IHS Jane’s

EDIÇÃO: Cavok

25 COMENTÁRIOS

  1. Péssima notícia não só para a FAB, mas também para as indústrias do ramo (leia-se empregados na lona). O Jungmann já começou derrapando na pista.

  2. Que fiasco, mas a baixíssima cadencia de modernização já mostrava que isso ia acontecer.

  3. Se continuar cortando, daqui a pouco a Embraer vai pagar para modernizar as aeronaves.

  4. É só por esses 3 AMX "M" no RJ para interceptação, está otimo!! ahahah

  5. Modernizar o AMebaX é a mesma coisa que colocar silicone na Vera Fisher.

  6. off: hj é o aniversário do Deivide, nosso garoto prodígio!

    Parabéns, Deivide! Tudo de melhor pra ti!

  7. Éhhh o Brasil potência sumiu…derreteu…cadê aquela galerinha que falava isso até espumar o canto da boca? Agora terão que trabalhar?!

    Vão defender o pré-sal e a Amazônia azul com o que agora? Como impedirão o império e os piratas de roubar o nosso pré-sal? Quem poderá nos defender?…rs…

  8. É uma palhaçada atrás da outra!
    Essa modernização era muito necessária.

Comments are closed.