864053C1 9D41 4A4F B9BA 742F6B81184D 600x400 - FAB intercepta aeronave com meia tonelada de pasta base de cocaína
Aeronave A-29 Super Tucano.

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na noite desta quarta-feira (15/05), um avião ingressando no Brasil com uma carga de meia tonelada de pasta base de cocaína.

A aeronave de matrícula PT-JLE foi detectada por radares e acompanhada por uma aeronave E-99 e dois A-29 Super Tucano da FAB até o pouso no município de Rio Verde (GO).

O avião bimotor foi classificado como tráfego aéreo desconhecido por trafegar em baixa altitude e não ter apresentado um plano de voo. Após ser detectada pela cobertura de radares, a aeronave PT-JLE foi acompanhada pelo avião E-99 da FAB e, em seguida, por dois caças A-29 Super Tucano acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

78D7A0A8 142A 47A7 9BC9 84FF120DA8B0 600x400 - FAB intercepta aeronave com meia tonelada de pasta base de cocaínaApós pousar na cidade de Quirinópolis (GO), o bimotor retomou voo, sendo novamente interceptado pela aeronave A-29. A partir deste momento, foi dada continuidade às medidas de policiamento do espaço aéreo. O avião interceptado foi acompanhado até o pouso no município de Rio Verde, distante cerca de 220 km da capital goiana.

Para realizar a interceptação, as aeronaves da FAB utilizaram tecnologias que permitem ampliar a visibilidade no ambiente noturno: o sistema eletro-óptico infravermelho FLIR (em inglês, Forward Looking Infra-Red); e os óculos de visão noturna NVG (sigla de Night Vision Goggles).

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Nesta quarta (15/05), a Polícia Militar do Estado de Goiás participou da operação.


Fonte: Agência Força Aérea

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Caramba
    O avião pousou, voltou a voar e a FAB não abateu essa desgraça?
    Tá na hora de aviões serem abatidos nesses céus brasileiros
    É para isso que meus impostos são pagos

    • De acordo com a Globonews, o traficante com fuzil não representa perigo. Se abate a aeronave, a Fab é fascista, nazista, dentista, guitarrista…

    • Só depois desse "tour" é que ele foi interceptado. Respondendo a interceptação ele não precisa ser abatido. Derrubar por derrubar não faz sentido (e é ilegal).

    • Infelizmente precisa de autorização do chefe do executivo federal para abater, as nuances de viver em um " Estado democrático de direito".

    • Acho que a aeronave intacta é melhor, a justiça toma e repassa para algum estado usar na segurança pública. Alguns estados já usam aeronaves que foram apreendidas em atividades ilícitas.

  2. Beech E-55 Baron, S/N TE-920, ano 1973, pertencente à Erick Garcia Guimarães.

Comments are closed.