Puelche FAdeA 1 600x337 - FAdeA volta a exportar aeronaves depois de 25 anos
Duas aeronaves agrícolas Puelche foram exportadas pela FAdeA para um cliente colombiano. (Foto: FAdeA)

A FAdeA (Fábrica Argentina de Aviones Brigadier San Martín) voltou a exportar após 25 anos, e finalizou essa semana a exportação de duas aeronaves agrícolas para uma empresa colombiana, ligada ao plantio e exportação de limões. Essa é a primeira exportação de aeronaves realizada pela FAdeA após a reestatização e a primeira venda de aeronaves civis ao exterior.

Puelche FAdeA 4 600x399 - FAdeA volta a exportar aeronaves depois de 25 anosEsta exportação de duas aeronaves Puelche, avaliada em cerca de US$ 500 mil, é um exemplo claro da visão de negócios atual da FAdeA, que coloca ênfase na satisfação das necessidades de aviação da Argentina e também no desenvolvimento de negócios com terceiros que geram faturamento que ajuda no desenvolvimento da empresa.

Puelche FAdeA 5 600x399 - FAdeA volta a exportar aeronaves depois de 25 anosO Puelche é um avião agrícola fabricado sob licença pela FAdeA do avião norte-americano Pawnee da Piper, um dos mais difundidos no mundo. Não só permite a aplicação de pesticidas, fertilizantes e sementes, mas pode ser usado para o plantio de alevinos em rios, lagos e represas e como rebocador de planadores.

A mesma aeronave já foi vendida para uma empresa nacional e há um outro pedido sendo negociado. No mercado local, existem linhas de crédito de Córdoba e de bancos nacionais para financiar a compra destas unidades.

Puelche FAdeA 3 600x399 - FAdeA volta a exportar aeronaves depois de 25 anosO presidente da empresa Ercole Felippa admitiu que mais importante que a renda gerada com a venda está o fato de realizar uma exportação depois de décadas. “Desde o início da nossa administração nos concentramos em negócios com terceiros, e por isso foi criada uma área específica, que hoje vemos o primeiro resultado concreto”.

Este ano, a fábrica deve entregar oito jatos Pampas (cinco reequipados e três construído a partir do zero) para Força Aérea, além de quatro revisões de C-130 Hercules (um já entregue).

Puelche FAdeA 2 600x399 - FAdeA volta a exportar aeronaves depois de 25 anosA FAdeA confirmou que existem negociações avançadas para fechar negócios com outras forças aéreas na região.


Fonte: La Nacion – Edição: Cavok

Dica do leitor Ângelo Almeida. Obrigado.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Este Piper PA-25 Pawnee é um bom avião, tem motor menos potente e leva menos carga que o Ipanema, mas foi fabricado de 1959 a 1981 com mais de 5.000 unidades produzidas.
    Eles fabricam a versão PA-25-260 com motor Lycoming O-540 de 260hp que leva 550 litros de produtos. Tambem ja existiram nos EUA as versões PA-25-150 e PA-25-235.
    A FAA usa para rebocar planadores, como nós fazemos com o Ipanema na AFA.
    . https://m.youtube.com/watch?v=TllDMyjYih4

  2. As 500 pilas deve pagar uma tarde de custo da Fadea.

    A próxima venda deve ser de um 14 bis.

Comments are closed.