Airbus A330-900 nas cores da AirAsia X. (Foto: Airbus)

A AirAsia X fez um pedido à Airbus para mais 34 aeronaves widebody A330neo. O pedido foi anunciado no Farnborough Air Show no Reino Unido por Kamarudin Meranun, co-fundador da AirAsia e diretor executivo do AirAsia X Group, Tan Sri Rafidah Aziz, presidente da AirAsia X e Eric Schulz, diretor comercial da Airbus.

O último acordo reafirma a posição da AirAsia X como a maior companhia aérea do A330neo, com o número total de aeronaves encomendadas pela companhia aérea aumentando para 100. Todos os aviões A330neo encomendados pela AirAsia X são o modelo A330-900 maior.

Oferecendo capacidade de alcance para serviços sem escalas na Europa, incluindo de Kuala Lumpur a Londres, o A330neo permitirá que a AirAsia X expanda seu modelo de longo alcance com custos operacionais ainda mais baixos, permitindo que seus passageiros voem com mais frequência com tarifas competitivas.

A AirAsia X será a primeira companhia aérea na Ásia a operar o A330neo, com entregas de aeronaves encomendadas com a Airbus prevista para começar no quarto trimestre de 2019. O A330neo será operado pela AirAsia X a partir de suas bases na Malásia, Tailândia e Indonésia.

O co-fundador da AirAsia e o diretor executivo do AirAsia X Group, Kamarudin Meranun, disse: “Longo custo é algo em que acreditamos fortemente, e esta encomenda mostra nossa confiança no modelo com a AirAsia X. Lutamos muito para o A330neo depois de ver o sucesso do A320neo, e trabalhando em estreita colaboração com a Airbus, chegamos a uma aeronave que estamos confiantes que nos permitirá expandir nossas baixas tarifas oferecendo decolar da Ásia-Pacífico para o resto do mundo.”

O co-fundador da AirAsia e o CEO da AirAsia X Co-Group, Tan Sri Tony Fernandes, acrescentou: “Nossa decisão não apenas de reconfirmar nosso pedido existente de 66 A330neo, mas adicionar mais 34, segue o que é provavelmente uma das mais completas avaliações de aeronaves que a indústria já viu. Analisamos todos os aspectos do A330neo, desde o desempenho técnico e a confiabilidade até o conforto dos passageiros, e é claramente a aeronave certa para expandirmos com eficiência nossa rede de longa distância em rápido crescimento.”

Eric Schulz, Diretor Comercial da Airbus, comentou: “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar este importante acordo com a AirAsia X. Este é o endosso mais forte possível para a economia operacional imbatível, desempenho e custo-benefício que o A330neo traz ao mercado em seu tamanho de categoria. Estamos ansiosos para trabalhar com a AirAsia X na entrada em serviço desta grande aeronave com a operadora, pois ela expande sua rede de rotas para mais destinos em todo o mundo.”

O A330neo é a versão mais recente da Família A330 de dois corredores. Ele incorpora a nova geração de motores Rolls-Royce Trent 7000, uma nova asa otimizada e maior uso de materiais compostos mais leves. Juntos, esses avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível de 25% em comparação com aeronaves de gerações mais velhas de tamanho similar.

Os passageiros podem esperar os mais altos níveis de conforto ao voar no A330neo, com a aeronave apresentando o premiado Airspace da cabine Airbus. Projetado originalmente para o A350 XWB maior, este interior apresenta painéis laterais e acessórios recém-projetados, armazenamento suspenso maior, iluminação avançada de ambiente da cabine e o mais recente entretenimento e conectividade a bordo.

A Família A330 é uma das linhas de produtos widebody de maior sucesso de todos os tempos, tendo recebido mais de 1.700 pedidos de 120 clientes. Mais de 1.400 A330 estão voando com mais de 120 operadoras em todo o mundo. Incluindo o anúncio de hoje, o A330neo já recebeu cerca de 250 pedidos firmes antes da entrada em serviço.

O A330neo está atualmente em fase de conclusão de seu programa de testes de voo, com certificação prevista para as próximas semanas, seguida pela entrada em serviço comercial em setembro.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma ajuda bem vinda para um programa que anda com vendas baixas (A330neo)

Comments are closed.