O sistema AEW&C GlobalEye da Saab. (Foto: Saab)

O GlobalEye da Saab conquistou uma série de marcos significativos em 2018, começando com o lançamento da primeira aeronave em fevereiro. No Farnborough International Airshow, a Saab explicou as conquistas alcançadas por esta mais nova adição à sua família de sistemas de vigilância aérea.

O GlobalEye é uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C, sigla em inglês) que é uma verdadeira solução multimissão de funções balanceadas. Ele combina vários sensores e fusão de dados sofisticada em um sistema de missão intuitiva no jato Bombardier Global 6000 com comunicações totalmente em rede. Esta capacidade proporciona uma excelente flexibilidade em todo o espectro da missão, em tempos de paz e combate, e beneficia particularmente os comandantes de forças conjuntas que gerenciam operações aéreas, marítimas e terrestres combinadas.

Para apresentar esse recurso exclusivo, o chefe de Sistemas de Vigilância Aerotransportada da Saab, Lars Tossman, da área de negócios Surveillance, falou sobre os destaques até agora.

“Em um período de pouco mais de dois anos, a Saab lançou, e, algumas semanas depois, voou o GlobalEye. O programa de testes de voo segue de acordo com o planejado, com o envelope de voo sendo aberto, enquanto no solo o sistema de missão completou todos os testes da plataforma”, disse Lars. “Estamos muito satisfeitos com todos esses resultados e acreditamos que o GlobalEye será incomparável nas capacidades que oferece”.

Os sensores coletivos, comando e controle internos, o design da aeronave, a fabricação e os recursos de integração do sistema da Saab são essenciais para o fornecimento de uma capacidade tão avançada quanto o GlobalEye. Ele também reflete as décadas de experiência com o sistema Erieye AEW&C em operação em todo o mundo em uma variedade de plataformas de jatos e turbo-propulsores.

Os Emirados Árabes Unidos firmaram um contrato de desenvolvimento e produção do GlobalEye no Dubai Air Show, em novembro de 2015, com um pedido inicial para dois sistemas. Um pedido adicional dos Emirados Árabes Unidos para um terceiro sistema foi anunciado em 2017. O GlobalEye oferece ampla faixa de detecção, resistência e capacidade de executar múltiplas funções com uma única solução, incluindo tarefas como busca e salvamento, vigilância de fronteiras e operações militares.

1 COMENTÁRIO

  1. Como é bom ver a parceria estratégica do Brasil com a Suécia dando resultados.

    Parece os BRICs.

Comments are closed.