49 anos atrás, decolava pela primeira vez o F-14 Tomcat. (Imagem ilustrativa)

49 anos atrás, em 21 de dezembro de 1970, nas instalações da Grumman em Calverton, Nova York, voava pela primeira vez o F-14 Tomcat – o primeiro caça de quarta-geração do mundo.

O F-14 Tomcat foi sem dúvidas um dos caças mais importantes e mais notáveis da Guerra Fria, conhecido por sua incrível capacidade de intercepção de longo alcance e por sua participação no filme Top Gun, mas principalmente pela sua incomparável beleza.

O F-14 Tomcat é principalmente conhecido por sua beleza. (Imagem ilustrativa)

Para comemorar o aniversário de 49 anos do F-14 com nostalgia e um pouco de diversão, assista o vídeo Fighter Fling 2004 abaixo, a última edição da série antes da Marinha dos EUA (USN) aposentar o lendário caça:

Felizmente para os fãs do caça (incluindo o editor), o Tomcat deve continuar em operação no Irã por mais algum tempo antes de ser totalmente aposentado.


Veja também:

VÍDEOS: Fighter Fling – Quando o F-14 Tomcat reinava

AERONAVES FAMOSAS: Grumman F-14 Tomcat

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Senhores!

    Um dos maiores ícones da aviação militar. O que lhe faltava de potência nos motores, lhe compensou em beleza, letalidade de seu radar aliado ao Phoenix.

    CM

  2. Pena que só teve motores decentes quando estava perto de se aposentar na U. S. Navy.

    • Na verdade, o F-14A+ (que mais tarde seria o F-14B) com motores GE F110 veio em 1987. O Tomcat só foi aposentado em 2006.

Comments are closed.