DAYTON, Ohio -- Lockheed F-117A Nighthawk at the National Museum of the United States Air Force. (U.S. Air Force photo)

Há exatos 27 anos, naquele longínquo dia 10 de Novembro de 1988, o governo dos EUA confirmava ao mundo o que já se suspeitava: A USAF tinha um avião furtivo em operação, era o Lockheed F-117A ‘Nighthawk’.

F-117_00O F-117A foi desenvolvido em resposta a um pedido da Força Aérea dos EUA para uma aeronave capaz de atacar alvos de alto valor sem ser detectado pelo radar inimigo. Na década de 1970, novos materiais e técnicas permitiram aos engenheiros projetar uma aeronave capaz de “iludir” os radares. O resultado foi o F-117A, o primeiro avião stealth operacional do mundo.

O primeiro F-117A voou no dia 18 de Junho de 1981 e a primeira unidade de F-117A, o 4450th Tactical Group (rebatizado de 37th Tactical Fighter Wing em Outubro de 1989), alcançou a capacidade operacional inicial em Outubro de 1983. A primeira missão de combate do F-117A foi durante a Operação Just Cause em 19 de dezembro de 1989, quando dois F-117A do TFW 37 atacaram alvos militares no Panamá.

O F-117A entrou novamente em ação durante a Operação Desert Shield/Storm em 1990-1991. Durante a guerra, os F-117A voaram 1.271 surtidas, atingindo uma taxa de sucesso de 80%, sem sofrer baixas ou danos de batalha. Um total de 59 caças F-117A foram construídos entre 1981 e 1990.

Lockheed F-117A F-117_03 F-117_04 F-117_05 F-117_06 F-117_07 F-117_08

IMAGENS: Pinterest

Anúncios

11 COMENTÁRIOS

  1. Porque será que esse pássaro decolou mesmo depois de aposentado? Rsrsrsrsrsrsrs

    • Tb me pergunto a mesma coisa, podemos levantar Mil teorias aqui, porém a verdade é que nunca saberemos.

  2. Que pássaro incrível, alguns anos atrás tive a honra de conhecer um piloto de F-117A, ele serviu a Força Aérea durante a década de 90 no Kuwait, hoje eu pergunto algumas coisas para ele sobre Nighthawk, ele fala que não pode responder! hahaha tipo, como era o F-117 perto de uma SAM, ele me nega responder até hoje KKKKKKK mas que pergunta ne ?

  3. Avião a frente do seu tempo. Mesmo nos dias de hoje seria uma tremenda aeronave.
    E TB, o que ela tinha de tecnologia tinha de feiúra. Nunca achei bonito!

  4. Só esqueceram de avisar ao pessoal da Sérvia que ele era para ser indetectável!
    "—Sorry we didn't know it was invisible!"
    Mas foi bom para lançar novas tecnologias!

  5. Só esqueceram de avisar ao pessoal que não sabe o inglês da natureza semântica diversa da palavra stealth, que no contexto quer dizer "furtivo", e não "invisível". É evidente pra qualquer um que tenha dois neurônios sadios e funcionais que essa aeronave não é invisível, portanto imputar essa qualidade ao jato é assinar um atestado de burrice, e na melhor das hipóteses um de má-fé.

    • Pior que isso, RomauBR, é quererm ainda por conta de um único abate que teve circunstâncias bastante singulares, questionar a eficácia das aeronaves furtivas.

      • Os sérvios usaram inteligência e contaram com sorte e bom treinamento, além da displicência do comando da OTAN para derrubar aquele F-117. Não tem mágica na coisa, apenas uma conjuntura positiva para o lado sérvio.

      • Verdade, mas só para criticar aeronaves ocidentais (estadunidenses). Não vejo esses mesmos críticos tecendo comentários admoestando Rússia ou China em suas tentativas ainda frustradas de implementar o conceito. Dois pesos e duas medidas, e isso tem um nome: hipocrisia.

        • o próprio texto do Giordani diz "Indetectável!" e ele foi detectado e abatido, se no Panamá e no Iraque eles não foram abatidos talvez seja porque esses países não possuíam meios para tal.
          Exemplo disso é o F-22 tem fama de ser mais facilmente detectável sob chuva, mas deixa isso pra lá né! Só porque mencionei um fato histórico aqui sobre o avião não quer dizer que eu o odeie e nem que eu mereça uma afirmação que só tenho dois neurônios sadios.

    • Esses dias… Em um certo site… Traduziu Stealth como "invisível" hhahahahahahhaah

Comments are closed.