A sonda espacial Voyager da NASA está comemorando o seu 40º aniversário.

Lançadas há 40 anos, a nave espacial Voyager 1 e 2 são os objetos produzido pelo Homem mais distante no Espaço, a mais de 16 bilhões de quilômetros da Terra.

A sonda também é o primeiro artefato humano a deixar o sistema solar. Oficialmente ela está no espaço interestelar. A Voyager 2 partiu 16 dias depois.

O Espaço, a fronteira final, é explorado pela tecnologia da década de 1970 do século passado…

A NASA lançou quadros comemorativos. Quem quiser baixar o seu, clique aqui.


NOTA DO EDITOR: Só esperemos para que ela não volte como V´ger…

9 COMENTÁRIOS

    • Bem lembrado. O "Star trek. The movie" parece destoar dos outros filmes, mas é uma belíssima lembrança de um tempo onde a humanidade, falando de um jeito "popular', acreditava que o futuro, logo ali, se apresentaria surpreendentemente e audaciosamente único. Começou com 2001… Sputnik, Jetsons… Tempos incríveis. E descobrimos com certo dissabor que tudo é muito audacioso, talvez se, falo se, a humanidade se entendesse e realmente juntasse esforços, talvez assim, Marte estaria logo ali. Apenas o saudosismo de Leonar Nimoy e seu "Life long and prospery".

  1. Muito bem lembrado.
    As missões Voyager aproveitaram um alinhamento raro entre os planetas exteriores e visitaram de uma só vez os 4 gigantes. De fato as duas únicas missões a explorarem os gigantes gelados (Urano e Netuno) foram as sondas Voyager.

  2. As duas Voyager carregam um disco de ouro, com sons e imagens representando a humanidade, além da localização do sistema solar em relação a alguns pulsares. Entre os sons, estão o lançamento de um Saturno V e um rasante de um F-111. Também estão incluídas sinfonias de Bach, Beethoven e Mozart e Joohny B. Goode de Chuck Berry. Acho fascinante pensar na grandeza disso.

    O presidente Jimmy Carter também escreveu uma carta na Voyager, que particularmente acho bem interessante. http://www.slate.com/content/dam/slate/blogs/the_

    "Esperamos que algum dia, tendo resolvido os problemas que enfrentamos, possamos nos juntar a uma comunidade de civilizações galáticas"

  3. So por curiosidade , mais elas ainda transmitem algum sinal para a NASA onde a mesma pode ´´medir´´ a distancia em relação a terra ? Ou a posição delas hoje e somente dita como provavel e não ha mais transmissão de nenhum sinal ???