As sete aeronaves T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça realizam uma passagem em formação sobre o Aeroclube de Bento Gonçalves. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa Esquadrilha da Fumaça, iniciou hoje sua Missão Sul 2012, onde fará quatro apresentações no Rio Grande do Sul e mais uma em Florianópolis. Serão cinco cidades em quatro dias, começando nessa quinta-feira em Bento Gonçalves.

A primeira apresentação na região sul em 2012 foi em Bento Gonçalves. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

A Esquadrilha da Fumaça decolou nessa quinta-feira de manhã de Pirassununga (SP) com oito aeronaves T-27 Tucano, e pousou em Garibaldi, de onde partiram para apresentação na cidade de Bento Gonçalves, localizada a 125km de Porto Alegre. Os oito pilotos, mais oito “anjos da guarda” (como são conhecidos os mecânicos do esquadrão) vieram para prestigiar os shows aéreos no sul. A realização da primeira apresentação foi hoje às 12:20hs, sobre o Aeroclube de Bento Gonçalves, mas devido às más condições meteorológicas, o EDA abortou o show antes do previsto, mas mesmo assim alegrando o público que prestigiou a demonstração que integrou as comemorações do aniversário de 122 anos de emancipação do municipio.

Apesar do tempo ruim, a Fumaça conseguiu encantar o público presente com suas manobras. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Os aviões do EDA partem ainda na tarde dessa quinta-feira para Base Aérea de Canoas, onde na sexta-feira, dia 12 de outubro, se apresentam em Porto Alegre, às 11hs, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, em comemoração aos 100 anos de aniversário do Colégio Militar de Porto Alegre. Na tarde do mesmo dia, às 16h, a Esquadrilha se apresenta na tradicional EXPOAER, que ocorre das 9hs às 17hs na Base Aérea de Canoas (BACO). No sábado eles partem de manhã para Base Aérea de Santa Maria (BASM), também para ser apresentar às 16hs na EXPOAER. A turnê pelo sul termina no evento Portões Aéreos da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), do dia 14 de outubro, às 16h15.

A Esquadrilha da Fumaça vai realizar cinco apresentações em quatro dias. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Em todos eventos nas bases aéreas, a entrada em gratuita, bem como na apresentação em Porto Alegre. As EXPOAERs vão contar com apresentações de várias outras aeronaves e também de exposições de aeromodelos e shows de paraquedismo. A Esquadrilha da Fumaça realiza cerca de 55 manobras durante 30 a 45 minutos, com sete aeronaves T-27 Tucano. Um dos pilotos é o locutor durante a apresentação.

O Cavok Brasil vai acompanhar as apresentações da Fumaça pelo sul do país. Quem quiser conversar um pouco conosco, estaremos próximo da barraca do Esquadrão Pampa, por volta do meio-dia. Fumaça… Já!

Enhanced by Zemanta
Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Pena o tempo não ter ajudado muito, não choveu é verdade, mas o vento estava um pouco forte. No mais, é aquilo, Quem sabe fazer dá o show; Quem sabe mas não pode, aplaude!

    Foi muito válido! Ainda mais que não precisei ir até a BACO!

Comments are closed.