Um helicóptero Sikorsky Firehawk dos Bombeiros do Condado de Los Angeles.

A Sikorsky, empresa da Lockheed Martin, lançou na FIDAE 2018 uma turnê promocional de dois meses no Chile, Equador, Colômbia, Brasil, Argentina e Peru para aumentar a conscientização sobre a eficácia do helicóptero Black Hawk como plataforma de combate a incêndios. Muitos dos helicópteros Black Hawk entregues aos militares e agências governamentais da região nos últimos 30 anos podem ser facilmente equipados para transportar água e espuma para combater os incêndios florestais que estão crescendo em gravidade e frequência.

“A América Latina está cada vez mais suscetível a incêndios florestais que ameaçam vidas e propriedades, e a estação de combate a incêndios também está se alongando”, disse Adam Schierholz, vice-presidente e executivo regional de vendas da Sikorsky para a América Latina. “Estamos trazendo as lições aprendidas da Califórnia, onde nosso pacote de missão de combate a incêndios aéreos FIREHAWK adicionado a um helicóptero Black Hawk provou ser altamente eficaz atacando incêndios florestais com grandes volumes de água, especialmente quando o esforço é coordenado de perto com bombeiros atacando o mesmo fogo do chão.

Desde o início dos anos 2000, o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles demonstrou repetidamente a eficácia de seus três helicópteros Firehawk para extinguir incêndios que ameaçaram os 10 milhões de residentes do município, que vivem no nível do mar até 3048 m (10.000 pés) de altitude. Em fevereiro de 2018, o condado encomendou mais dois helicópteros Firehawk para entrar em serviço no início de 2019. No mesmo mês, a cidade de San Diego encomendou sua primeira aeronave Firehawk.

O Firehawk Aerial Firefighting Mission Package é composto por um tanque de água de 3.785 litros com um snorkel retrátil preso à barriga da aeronave e um trem de pouso principal estendido. Um guincho de resgate e um interior com configuração médica são opções, particularmente onde a aeronave será implantada para múltiplas missões, como busca e salvamento, transporte médico aéreo, assistência humanitária e missões de socorro a desastres. Uma opção adicional converte o cockpit do Firehawk para uso de piloto único.

O Pacote de Missão de Combate a Incêndios Aéreos FIREHAWK é compatível com os helicópteros UH-60L e S-70A Black Hawk mais antigos, entregues durante o final dos anos 80 até o início dos anos 2000; e com as novas aeronaves modelo UH-60M, S-70M e S-70i Black Hawk, que apresentam um cockpit digital e motores mais potentes.

A Colômbia opera a maior frota de helicópteros Black Hawk da região, com quase 100 adquiridos desde 1988. Argentina, Brasil e Chile operam em conjunto outros 22 helicópteros Black Hawk.

A Sikorsky realizará a turnê de abril a junho com representantes da United Rotorcraft, uma empresa que finaliza aeronaves com sede no Colorado. A United Rotorcraft se uniu à Sikorsky para configurar aeronaves Black Hawk para a missão de combate a incêndios aéreos.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Seria muito útil à FACh, especialmente após o recebimento dos novos S-70i Black Hawks. No Brasil alguns kits destes poderiam ser úteis também.

Comments are closed.