Os pilotos filipinos puderam conhecer de perto a aeronave Super Tucano. (Foto: Cap. Matalines / PAF)

A Força Aérea Filipina (PAF) continua expandindo e ampliando sua frota enquanto aguarda a entrega de seis aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano e 16 helicópteros de combate Sikorsky S-70i Black Hawk entre este ano e 2021.

Os 16 helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawk provavelmente serão entregues em lotes a partir do terceiro trimestre de 2020 e serão concluídos em 2021, disse Jacob Sifers, gerente regional de desenvolvimento de negócios da Lockheed Martin Global Inc.

Os helicópteros Black Hawk das Filipinas serão fabricados na Polônia.

Mas ele disse que existe a possibilidade de que o início da entrega possa ser feito mais cedo. O contrato para os helicópteros foi assinado em abril, de acordo com Sifers.

A assinatura do contrato para a compra dos helicópteros Black Hawk era desconhecida do público por algum tempo, mesmo depois que o secretário de Defesa Delfin Lorenzana ter anunciado em dezembro do ano passado que o PAF selecionou o Black Hawk para substituir o contrato cancelado de 16 unidades de helicópteros Bell 412EP do Canadá.

No ano passado, o presidente Rodrigo Duterte cancelou um acordo para comprar helicópteros de combate do Canadá, depois que seu governo expressou preocupação de que os helicópteros pudessem ser usados ??para operações contra-insurgência.

Embora a Lockheed Martin seja uma empresa de defesa americana, Lorenzana disse que os helicópteros Black Hawk para a Força Aérea Filipina serão construídos pela PZL Mielec, a maior instalação de produção fora dos EUA, na Polônia.

“Eles substituirão os nossos antigos Hueys. Ele serão usados para transportar tropas e suprimentos, assistência humanitária e resposta a desastres durante as calamidades”, disse Lorenzana ao confirmar a assinatura do contrato em abril.

Enquanto isso, a Força Aérea Filipina também espera a entrega, antes do final do ano, do primeiro lote dos seis aviões de combate leve e treinamento A-29 Super Tucano da fabricante brasileira Embraer.

Embraer A-29 Super Tucano.

A entrega dos aviões avaliados em US$ 98,5 milhões será concluída em 2020, disse Philip Windsor, diretor de desenvolvimento de negócios para a Embraer Defesa e Segurança da Ásia-Pacífico.

A Lockheed Martin e a Embraer estavam entre os expositores do Simpósio da Força Aérea de 2019, um encontro de um dia com oficiais da Força Aérea, academia, setor governamental, convidados estrangeiros e expositores de defesa.

O evento de pré-aniversário da Força Aérea Filipina foi realizado na terça-feira no Marriott Hotel, em Pasay City.


Fonte: Inquirer

1 COMENTÁRIO