fogo de santelmo #1Se você já viu neon ou luzes fluorescentes, então já viu versões artificiais do Fogo de Santelmo. Todas essas luzes incandescentes são plasmas, ou gases ionizados.

fogo de santelmo #3_MD-11No mundo da aviação, esses gases ionizados se mostram como a descarga elétrica luminosa visível observada em torno de partes de uma aeronave, quando a carga elétrica na aeronave se torna suficientemente intensa. De natureza semelhante ao brilho de um tubo de neon, e muitas vezes observado como jatos de fogo que se estendem a partir da ponta de uma antena, uma asa, hélice, para-brisas ou outra parte de uma aeronave.

O Fogo de Santelmo ocorre quando a atmosfera torna-se carregada e um potencial elétrico forte o suficiente para causar uma descarga (plasma) é criada entre um objeto e o ar em torno dele.Isso pode acontecer com uma aeronave voando pelo céu pesadamente carregado.O “fogo” é normalmente azulado ou violeta, mas também pode ter uma coloração esverdeada.

Apesar do nome e da aparência, não há fogo envolvido, e nada se queima. O clarão também não é um relâmpago, é uma faísca de partículas carregadas andando em zigue-zague pelo céu. O Fogo de Santelmo é um fenômeno elétrico diferente, uma faísca sustentada chamada de descarga de corona. Ao contrário do relâmpago, ele não vai a lugar nenhum.

O Fogo de Santelmo visível nas extremidades das pás deste CH-47.
O Fogo de Santelmo visível nas extremidades das pás deste CH-47.
Em 24 de junho de 1982, um Boeing 747 da British Airways voou dentro uma grande nuvem de cinzas vulcânicas expelidas pela erupção do Monte Galunggung na Indonésia. Os motores pararam e todo o avião foi envolto pelo Fogo de Santelmo. Quando o avião saiu das cinzas, os pilotos foram capazes de reiniciar os motores e pousarem em segurança.
Em 24 de junho de 1982, um Boeing 747 da British Airways voou dentro uma grande nuvem de cinzas vulcânicas expelidas pela erupção do Monte Galunggung na Indonésia. Os motores pararam e todo o avião foi envolto pelo Fogo de Santelmo. Quando o avião saiu das cinzas, os pilotos foram capazes de reiniciar os motores e pousarem em segurança.

Aparentemente, o Fogo de Santelmo, às vezes, pode ser ouvido “cantar” no rádio da aeronave, com um som sibilante de algo sendo frito ou correndo para cima e para baixo na escala musical.

No vídeo abaixo é possível ouvir o som do fenômeno.

 

 

FONTE de pesquisa: planetseed.com – Edição: CAVOK

 

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7 COMENTÁRIOS

  1. a eletrecidade e seus fenomenos, são ao mesmo tempo naturais e fantasticas

  2. Existe algum nível de periculosidade nesse efeito?
    Me lembro vagamente de um 747 que já caiu por algo relacionado!(não foi o voo da TWA e nem o da BA)

      • Não foi o da BA! Pois ele não caiu!
        Eu acabei de ver e é mesmo a história do 747 da TWA…
        Mas não tem nada a ver com o efeito!

        • Então ufric, fogo de santelmo é totalmente inofensivo por sí só. Já filmei o efeito algumas vezes, geralmente ele está associado a condições meteorológicas ruins. Como comentado no texto, no caso de um encontro com cinzas vulcânicas ele também aparece, mas aí é bem diferente, a intensidade do evento é fortissima e é acompanhado de forte cheiro de enxofre. Em outras palavras, se assistir um dia o fenômeno, pode curtir e aproveitar que está tudo certo.

  3. Fogos de Santelmo foram brilhantemente retratados no clássico "Moby Dick" de Herman Melville. Quem leu não esquece. Esse livro está no meu Top 5 dos melhores que já li.

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