A aeronave 787 Dreamliner da Ethiopian Airlines que teve um princípio de incêndio na cauda, quando parada no Aeroporto de Heathrow. (Foto: BBC)
A aeronave 787 Dreamliner da Ethiopian Airlines que teve um princípio de incêndio na cauda, quando parada no Aeroporto de Heathrow. (Foto: BBC)

Uma aeronave Boeing 787 Dreamliner da companhia aérea Ethiopian Airlines teve um princípio de incêndio na parte traseira, quando estava parada no pátio do Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres. As operações de pousos e decolagens foram suspensas por 90 minutos após o incêndio ocorrido por volta das 16:30 hora local (13:30 horário de Brasília). A aeronave estava sem passageiros a bordo.

No começo desse ano, cerca de 50 aeronaves 787 tiveram as operações suspensas devido a problemas com as baterias de íon lítio do avião. A Boeing modificou o projeto elétrico das baterias e os voos foram retomados em abril.

De acordo com a BBC de Londres, a divisão de investigação de acidente aéreo do Departamento Britânico de Transportes enviou uma equipe para o local.

O Dreamliner da Ethiopian Airlines do incidente em Heathrow – batizado de Queen of Sheba – voou de Addis Abeba para Nairobi, no primeiro voo comercial desde o retorno dos voos.

O fogo que ocorria na cauda, próximo da cauda, foi combatido pela equipe de combate a incêndio do aeroporto em Heathrow.

A Ethiopian Airlines informou que foi detectada fumaça do avião depois que ele estava parado no estacionamento do aeroporto de Heathrow por mais de oito horas.

As duas baterias no 787 não são usadas durante o voo. Elas entram em funcionamento quando o avião está no solo e seus motores não estão ligados, e são usadas ??para alimentar os freios e as luzes da aeronave.

As novas versões das baterias, que funcionam a uma temperatura muito mais fria, agora são colocadas em caixas de aço inoxidável.

Um porta-voz da Boeing, disse: “Estamos cientes do evento. O pessoal da Boeing está no aeroporto de Heathrow e estamos trabalhando para entender e resolver isso completamente.”

Fonte: BBC – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

Enhanced by Zemanta
Anúncios

56 COMENTÁRIOS

  1. A AAIB divulgou hoje um boletim especial explicando que o incêndio teve origem nas baterias de lítio… do ELT (Transmissor Localizador de Emergência), que fica situado em um painel no teto da parte traseira da cabine do 787, provavelmente na área de descanso dos comissários de bordo.

    Apesar de colocar baterias de lítio na pauta novamente (e disso fomentar previsíveis achismos), o evento não tem qualquer relação com o problema anterior e não envolve o sistema elétrico em si do Dreamliner.

    A recomendação da AAIB é para que os ELTs do 787 sejam desativados até que o problema seja sanado.

    Mais detalhes: http://qr.net/kt36

  2. A AAIB divulgou hoje um boletim especial explicando que o incêndio teve origem nas baterias de lítio… do ELT (Transmissor Localizador de Emergência), que fica situado em um painel no teto da parte traseira da cabine do 787, provavelmente na área de descanso dos comissários de bordo.

    Apesar de colocar baterias de lítio na pauta novamente (e disso fomentar previsíveis achismos), o evento não tem qualquer relação com o problema anterior e não envolve o sistema elétrico em si do Dreamliner.

    A recomendação da AAIB é para que os ELTs do 787 sejam desativados até que o problema seja sanado.

    Mais detalhes: http://qr.net/kt36

  3. A AAIB divulgou hoje um boletim especial explicando que o incêndio teve origem nas baterias de lítio… do ELT (Transmissor Localizador de Emergência), que fica situado em um painel no teto da parte traseira da cabine do 787, provavelmente na área de descanso dos comissários de bordo.

    Apesar de colocar baterias de lítio na pauta novamente (e disso fomentar previsíveis achismos), o evento não tem qualquer relação com o problema anterior e não envolve o sistema elétrico em si do Dreamliner.

    A recomendação da AAIB é para que os ELTs do 787 sejam desativados até que o problema seja sanado.

    Mais detalhes: http://qr.net/kt36

Comments are closed.