A espaçonave Dream Chaser da Sierra Nevada Corp.

A Sierra Nevada Corporation (SNC) selecionou a United Launch Alliance (ULA) como fornecedora de veículos de lançamento das seis missões da NASA para sonda Dream Chaser até a Estação Espacial Internacional (ISS).

O Dream Chaser será lançado a bordo dos foguetes Vulcan Centaur da ULA para reabastecimento de carga e operar serviços para a estação espacial, a partir de 2021.

“O Dream Chaser pode ser lançado de qualquer foguete convencional, então tivemos ótimas opções”, disse o CEO da SNC, Fatih Ozmen. “A SNC selecionou a ULA devido à nossa forte colaboração no programa Dream Chaser, seu comprovado registro de segurança e desempenho no prazo. Isso está trazendo o avião espacial da América e o foguete dos EUA juntos para a inovação e a exploração do melhor da categoria.”

Sob o contrato de Serviços de Reabastecimento Comercial 2 (CRS-2) da NASA, o Dream Chaser entregará mais de 12.000 libras de carga pressurizada e não pressurizada à estação espacial e permanecerá ligado por até 75 dias como um laboratório em órbita. Uma vez concluída a missão, o Dream Chaser elimina cerca de 7.000 libras de lixo da estação espacial e retorna grandes quantidades de ciência crítica, acessível em poucos minutos após um pouso suave na pista.

“Neste mercado de veículos de lançamento muito competitivo, nos sentimos privilegiados que a SNC escolheu lançar este bloco de seis missões para a ISS com a ULA”, disse Tory Bruno, presidente e CEO da ULA. “Este é um dos primeiros contratos para o nosso novo foguete Vulcan Centaur, e a primeira das seis missões servirá como o segundo voo de certificação do foguete. Estamos entusiasmados em trazer nossos mais de 120 anos de experiência combinada de lançamento com nossos foguetes Atlas e Delta, que se baseiam em uma história progressiva de desenvolvimento e avanço de tecnologia, para a Vulcan Centaur.”

Renderização artística do Atlas V Juno sendo lançado do Cabo Canaveral. (Foto: ULA)

O projeto comprovado de voo do Vulcan Centaur, aliado à tecnologia inovadora, está transformando o futuro do lançamento espacial. O novo foguete proporcionará maior desempenho e maior acessibilidade, continuando a oferecer confiabilidade e precisão inigualáveis. Aproximadamente 90% de todos os componentes do Vulcan Centaur serão voados primeiro nas missões Atlas V, de modo que seu primeiro voo terá um risco reduzido. O Vulcan Centaur é uma nova classe de veículo de lançamento espacial com o desempenho de um veículo de lançamento pesado em apenas um único núcleo.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS