Aeronave A-1 (AMX) da FAB continuarão recebendo apoio logístico da Leonardo no suporte de manutenção e peças. (Foto: Fernando Valduga / Cavok Brasil)

O Comando Geral de Apoio Logístico (COMGAP) da Força Aérea Brasileira (FAB) escolheu novamente a Leonardo para o fornecimento de serviços de apoio logístico de longo prazo para a frota de aeronaves A-1 (AMX) operadas pela FAB.

O acordo faz parte do programa da Força Aérea Brasileira para garantir a plena capacidade operacional da frota de aeronaves AMX nos próximos 5 anos.

O contrato, com validade de 58 meses, prevê a prestação de serviços como reparo e revisão de componentes, atividades de apoio logístico voltadas a garantir o gerenciamento de peças de reposição, o tratamento de obsolescência de aeronaves e suporte técnico, e engenharia na Força Aérea.

Todas as atividades serão coordenadas pelo Centro Logístico (CELOG) da Força Aérea Brasileira em colaboração com a Leonardo.

O diretor do Centro de Logística da Aeronáutica, Luiz Amedeo Iozzi da Silva, afirmou: “A FAB, graças ao apoio de Leonardo, garantirá a operação da frota AMX. Estamos convencidos de que a continuação da colaboração positiva com o Leonardo irá melhorar ainda mais a eficiência operacional da frota.

A colaboração com o Leonardo vem acontecendo com sucesso desde 2012 e queremos continuar até o final da vida operacional da aeronave. Sem o apoio logístico fornecido pela Leonardo, seria impensável apoiar esse programa de manutenção. Graças a esse acordo, a FAB gastará menos em atividades de suporte logístico do que o AMX, também graças a uma redução nos custos de gerenciamento”.

Placido De Maio, gerente de vendas da Leonardo para a América Latina, disse: “A Leonardo vem contribuindo há anos com o apoio logístico de AMXs brasileiros e italianos graças a décadas de experiência no programa. Estamos orgulhosos da confiança renovada da Força Aérea Brasileira que, graças a este novo acordo, continuará a operar a frota com altos níveis de eficiência”.

O AMX é uma aeronave de suporte tático desenvolvida na Itália nos anos 80 pela Aeritalia (46,5%) e pela Aermacchi (23,8%) e no Brasil pela Embraer (29,7%). O AMX entrou em serviço com as forças aéreas italianas e brasileiras no final dos anos 80.

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