O KC-390 da Embraer passou pela fase de Revisão Crítica do Projeto junto a FAB. (Foto: Embraer)
O KC-390 da Embraer passou pela fase de Revisão Crítica do Projeto junto a FAB. (Foto: Embraer)

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer Defesa & Segurança concluíram com sucesso a Revisão Crítica de Projeto (CDR, do inglês Critical Design Review) do jato de transporte militar KC-390. O evento contratual, um dos principais marcos do programa, ocorreu nas instalações da Embraer em Eugênio de Melo, São José dos Campos, entre 11 e 22 de março.

Durante a CDR, foram confirmadas as configurações aerodinâmica e estrutural definitivas, bem como a arquitetura e a instalação dos sistemas, caracterizando a maturidade do projeto para o início do projeto detalhado e fabricação das aeronaves protótipos.

“Foram duas semanas intensas de apresentações e discussões e ficamos muito satisfeitos com as soluções apresentadas pela Embraer”, disse o Coronel Engenheiro Sergio Carneiro, Gerente do Projeto KC-X na FAB. “Saímos destas discussões convictos de que a fabricação dos protótipos pode ser iniciada.”

O encerramento da CDR contou com a participação de integrantes do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira, com destaque para o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. A comitiva da FAB verificou de perto as ferramentas e modelos utilizados no desenvolvimento do KC-390, como o simulador de engenharia e o modelo em tamanho real da cabine de pilotagem.

“Concluímos uma etapa importante do Programa KC-390 e, desta forma, prestamos contas à FAB do trabalho realizado. Vamos agora iniciar a fase de produção dos protótipos”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“Este é um grande marco do programa e estamos orgulhosos com o resultado de todo nosso esforço para demonstrar a maturidade do projeto à FAB”, disse Paulo Gastão Silva, Diretor do Programa KC-390 na Embraer. “Temos certeza de que o KC-390 virá a ser mais um grande sucesso da provada combinação entre requisitos muito bem definidos pela FAB e as soluções desenvolvidas pela Embraer para atendê-los.”

A fabricação das primeiras peças dos protótipos será iniciada em breve e todas as atividades do projeto estão voltadas para a realização do 1º voo da aeronave no segundo semestre de 2014. O KC-390 é o maior avião já concebido e construído pela indústria aeronáutica brasileira e estabelecerá um novo padrão para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho e capacidade de carga, além de contar com avançados sistemas de missão e de voo.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom! Não vejo a hora de ver o KC-390 voando alto… em todos os sentidos.

  2. A soma de :vontade politica,capacidade tecnologica e envolvimento militar ,dara´origem a uma aeronave excepcional,tudo endica que sera´uma plataforma com um vasto leque de funçoes(tranporte,abastecimento,combate a incendios,plataforma armadas,patrulha maritima ,alerta aereo e plataforma de controle de drones ,competencia para este feito futuro a EMBRAER possui,basta solicita-la !

  3. Parabéns Embraer,

    O projeto está andando "redondinho"…. 🙂

    Agora fico imaginando como seria estar lendo a mesma notícia, só que em vez de um cargueiro, um caça semi-furtivo, um F-BR 21 completando a revisão crítica do projeto e iniciando a montagem dos protótipos.

    []'s

  4. Juntando a recente expansão da Embraer para a área de defesa com diversas aquisições e associações com Elbit e Augusta Westland em vants e helis, mais o esperado sucesso do projeto KC-390 a EMPRESA está a caminho de tornar-se uma Boeing tupiniquim APRECIÁVEL !!!

    Toda sorte a nova fase do KC-390 saindo do papel, OPS, melhor neste caso de uma aeronave REALMENTE MODERNA saindo da memória virtual dos sistemas de CAD e passando para a execução nos sistemas de CAM…

  5. Já vi gente reclamando que a Embraer está desenvolvendo o KC-390, ao invés de um caça, mesmo que seja um Tejas.
    Poxa, não existe uma distância consideravel entre projetar e desenvolver um transportador/reabastecedor para um caça, mesmo que este não seja "top"?

Comments are closed.