A primeira aeronave KC-390 da FAB momento antes de deixar a unidade da Embraer em Gavião Peixoto.

Menos de 5 anos depois do primeiro voo, hoje (04/09) ocorrerá na Ala 2 em Anápolis a solenidade de entrega do primeiro KC-390 para a Força Aérea Brasileira (FAB). Saiba aqui como você pode acompanhar a solenidade que começa às 11 horas.

A primeira aeronave (FAB 2853) chegou em Anápolis no domingo (01/09) e estará também presente no evento Portões Abertos da Ala 2 no dia 8 de setembro. No dia 7 de setembro, está previsto um sobrevoo da nova aeronave durante o desfile do Dia da Independência em Brasília.

O evento marcado para as 11hs contará com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e outras autoridades, como o governador Ronaldo Caiado e os comandantes do Exército, Marinha e da Aeronáutica. A FAB divulgará nos seus perfis do Twitter e Instagram todos detalhes do evento.

A solenidade militar às 11hs será fechada para autoridades, convidados e imprensa e ocorre na nova sede do 1º GTT, o esquadrão transferido do Rio de Janeiro, que será o primeiro a operar a maior aeronave já construída no Brasil. A base no interior de Goiás receberá ainda outros 13 KC-390, de um total de 28 que foram adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB) para substituir os C-130 Hércules.

O presidente Bolsonaro, em entrevista, brincou que gostaria de salta de pára-quedas da nova aeronave, ou “mesmo dar uma volta no KC-390”.

A aeronave KC-390 foi desenvolvida e fabricada pela Embraer na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Realizou seu primeiro voo no dia 3 de fevereiro de 2015 e já garantiu também uma venda de cinco unidades para Portugal.

Possui tecnologia de ponta para atuar em diferentes missões, como transporte de cargas e tropas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios, busca e salvamento e evacuação aeromédica.

Pode voar em velocidade de 870 km/h, transporta até 23 toneladas e tem autonomia de 2.730 km de distância. Caso a carga seja menor, o avião tem alcance de 4.914 km.

Ele também consegue levar até 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas, 74 macas e equipe médica, além de ter espaço para acomodar grandes equipamentos, blindados, peças de artilharia, armamentos e até outras aeronaves.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS