Uma aeronave A310 MRTT (CC-150) Polaris, da Força Aérea Canadense, voa em formação com um caça F/A-18 Hornet. (Foto: VG)

A Esterline CMC Electronics (CMC) foi escolhida pelo Departamento Canadense de Defesa Nacional (DND) para fornecer a sua mais recente geração do Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS) e do Sistema de Posicionamento Global com Sensor de Ampla Área de Cobertura (GPS WAAS) para a atualização de aviônicos da frota de aeronaves de transporte e reabastecimento aéreo CC-150 Polaris (A310 MRTT) das Forças Armadas Canadenses.

Conhecido como CMA-9000, o novo FMS da CMC vai operar em todas as configurações de missões das aeronaves CC-150, sendo essas de passageiros, de carga, VIP e nas configurações de reabastecimento aéreo. A Aveos é a agente de contratação para o DND, dada a sua resposabilidade geral para a manutenção e apoio da frota de jatos MRTT.

O Programa de Atualização da frota de A310 do DND vai envolver a instalação de um sistema duplo CMA-9000 FMS e de sensores GPS WAAAS CMA-5024, proporcionando um Procedimento de Precisão de Navegação de Área (PRNAV), bem como várias funções táticas que melhoram o desempenho da aeronave quando em missão.

A CMC, o DND, a Aveos e a agência de transportes do Canadá acabaram de completar a primeira rodada de testes de voo do CMA-9000 em uma dessas aeronaves A310, como preparativo para a apresentação ao Departamento de Transportes do Canadá, que vai fornecer a certificação de Ordem Técnica Padrão. O Certificado de Tipo Suplementar da aeronave e a entrada em serviço do novo sistema está previsto para o segundo trimestre de 2012.

Atualmente duas aeronaves CC-150 estão deslocadas a partir da Base Aérea de Sigonella, na Itália, na operação Unified Protector.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.