Momento em que o Jaguar atingia os pássaros, na decolagem.

Na manhã do dia 27 de junho de 2019, uma aeronave Jaguar da Força Aérea da Índia partiu da Estação da Força Aérea de Ambala para uma missão de treinamento. O impressionante vídeo desta decolagem foi divulgado pela Força Aérea Indiana pois, assim que decolou, o Jaguar atingiu um bando de pássaros e precisou retornar para pista, tendo que liberar seus tanques de combustíveis externos e os CBLSs para poder voltar em emergência.

A colisão com os pássaros resultou na perda de um de seus motores. Apesar de enfrentar uma das mais sérias emergências, o jovem piloto avaliou a situação em questão de segundos, alijou os dois tanques de combustível adicionais, assim como o pods Carrier Bomb Light Stores (CBLS), conforme o Procedimento Operacional Padrão, e pousou a aeronave com segurança.

O profissionalismo e o raciocínio rápido do piloto não só salvaram o jato de combate, mas também a vida dos muitos civis que residem na área e que ficam próximo do campo de pouso.

A IAF ordenou que um Tribunal de Inquérito investigue as causas do incidente,

A Força Aérea da Índia é a única operadora atual do tipo de aeronave e a designa como aeronave de ataque de penetração profunda com capacidade de realizar um ataque marítimo.

Anúncios