Um caça Mirage 2000 biposto da Força Aérea Indiana caiu durante um voo de testes na pista da HAL.

Um caça Dassault Mirage 2000, da Força Aérea da Índia, caiu na sexta-feira de manhã perto do Aeroporto da HAL, em Bangalore, na Índia.

Os dois pilotos dentro do jato conseguiram ejetar momentos antes da queda, mas um piloto morreu ao aterrissar nos destroços depois de ejetar, enquanto o segundo piloto morreu posteriormente, informou a agência HT.

O jato de treinamento havia sido atualizado pela HAL e estava passando por testes de aceitação. Segundo a polícia da HAL, a aeronave estava em uma surtida de teste. Três helicópteros e dois carros de bombeiros foram até o local da queda em poucos minutos após o acidente.

O Mirage 2000 está equipado com assentos ejetáveis ‘zero-zero’ (velocidade zero, altitude zero) que permitem que os pilotos caiam mesmo que a aeronave esteja no solo e não esteja em movimento. Não está claro em que estágio da corrida de decolagem o caça estava quando os pilotos decidiram ejetar, afirmou o relatório da NDTV.

A HAL twittou: “Um avião Mirage-2000 caiu no Aeroporto da HAL durante uma surtida hoje por volta das 10h30 da manhã. Ambos os pilotos ejetaram. Mais detalhes são aguardados”.

“Os pilotos saíram para uma sessão de treinamento de rotina. O Mirage 2000 é um avião de treinamento. O avião não decolou direito e colidiu com o bloqueio próximo da pista. Ambos os pilotos ejetaram, mas seus paraquedas também pegaram fogo. Um piloto morreu. Um está em estado crítico e está em tratamento no hospital do comando. A causa do mau funcionamento ainda está por ser determinada, e uma investigação está em andamento, eles acrescentaram ”, disseram fontes da HAL à agência TNM.

O acidente ocorreu apenas quatro dias depois que o avião da Jaguar caiu no dia 28 de janeiro, no norte da Índia.

9 COMENTÁRIOS

  1. Lendo uma matéria na mídia Indiana alguns dias atrás ,estava lá " o MiG 21 se envolveu em 490 acidentes matando 200 pilotos ", e ainda eles insiste com isso prefere matar seus pilotos do que ter uma Força Aérea segura , lá deve ser muito fácil para formar pilotos …