Helicóptero AH-64E(I) Apache Guardian da Força Aérea Indiana.

Um segundo lote de quatro helicópteros Apache AH-64E(I) Guardian da Boeing foi entregue para a Força Aérea da Índia (IAF).

Os quatro helicópteros foram entregues na Estação da Força Aérea Hindon nos arredores de Nova Delhi, no dia 30 de julho, como parte de um pedido de US$ 2,02 bilhões colocado pelo serviço para 22 dessas plataformas em 2015. Os Apaches foram levados dos Estados Unidos para a Índia a bordo de um Antonov An-124 ‘Condor’ e se juntaram a um número igual de Apache Guardians que foram entregues similarmente no mesmo local em 27 de julho.

A Boeing disse ao site Jane’s que todas as oito plataformas foram entregues algumas semanas antes do prazo, acrescentando que a entrega dos 14 Apache Guardians restantes está programada para ser concluída até 2020.

Fontes oficiais da IAF disseram que os Apaches entregues estão sendo montados e testados em voo na mesma base antes de voarem oficialmente com a IAF até o final de agosto.

Helicóptero Apache sendo desembarcado de um An-124 na Índia.

A partir de então, a IAF deverá voar com a aeronave até a Base Aérea de Pathankot, localizado próximo à fronteira da Índia com o Paquistão, para sua entrada formal no serviço no início de setembro.

Oficiais da IAF disseram que um esquadrão de 10 helicópteros Apache ficará baseado em Pathankot, enquanto um segundo esquadrão deverá ser estacionado no nordeste da Índia, perto da disputada fronteira do país com a China.

Os dois Apaches restantes serão mantidos como reservas em caso de acidentes ou perdas de combate, acrescentaram.

A Índia encomendou os Apaches em um acordo que combinou Vendas Diretas Comerciais (DCS) com a Boeing e um acordo de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) com o governo dos EUA.

A parte de DCS da aquisição inclui as plataformas (sem motores e sensores), suporte logístico, peças sobressalentes e serviço pós-venda.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS