Autoridades indianas receberam o primeiro helicóptero CH-47F Chinook da Força Aérea Indiana nas instalações da Boeing Defense na Filadélfia.

A Força Aérea da Índia (IAF) recebeu oficialmente na sexta-feira (01/02) seu primeiro helicóptero de transporte Boeing CH-47F Chinook.

O helicóptero foi entregue em uma ‘Cerimônia de Transferência Índia-Chinook’ na Boeing Defense, localizada na Filadélfia, conforme relatado pelo site WION.

O país encomendou 15 helicópteros CH-47F Chinook e 22 AH-64E Apache por US$ 2,5 bilhões em 2018. O país receberá todas as aeronaves encomendadas neste ano. A Boeing também está treinando as tripulações da Força Aérea Indiana (IAF) para os helicópteros.

O governo indiano assinou um contrato direto com a Boeing para adquirir os helicópteros Chinook, enquanto o contrato para compra dos helicópteros Apache é misto. Uma parte do acordo foi assinada com a empresa Boeing, e a outra metade foi assinada com o governo dos EUA através do acordo de vendas militares estrangeiras (FMS).

O contrato também inclui uma opção adicional para compra de sete helicópteros Chinook e 11 helicópteros Apache; motores da General Electric Co. e mísseis Hellfire da Lockheed Martin.

Grandes seções da fuselagem CH-47F Chinook estão atualmente sendo fabricadas na Índia. Novas instalações serão preparadas na Índia, perto de Okhla, para remontar e testar os helicópteros.

O primeiro Chinook da IAF durante voo de testes nos EUA.

Os Chinooks serão posteriormente levados para sua base permanente em Chandigarh, após testes de aceitação. Dois hangares e uma área de manutenção serão montados em Chandigarh, juntamente com as instalações técnicas e logísticas associadas.

O CH-47F é um helicóptero de carga pesada bimotor, com rotores em tandem, que pode voar a velocidades de 280 km/h e transportar cargas superiores a 9.500 kg.

A Índia é a 14ª nação que utilizará o Apache e a 19ª nação a usar o Chinook em suas forças.

10 COMENTÁRIOS

  1. Pelo texto, a Índia esta recebendo um número relativamente pequeno de aparelhos, mas estão criando instalações para montagens de partes e remontagem dos helicópteros. Esse é o perigo, e o gasto desnecessário.

  2. […] A Índia liberou a compra de 22 helicópteros Apaches e 15 helicópteros Chinook para a IAF em um acordo de US$ 2,5 bilhões com os EUA em 2015. O Ministério da Defesa também finalizou seu pedido com a Boeing para a produção, treinamento e apoio dos helicópteros. As equipes da IAF iniciaram seu treinamento nos Chinooks em Delaware, nos EUA, no ano passado. No início deste mês, o primeiro helicóptero Chinook foi entregue à IAF na unidade da Boeing da Filadélfia. […]