Cerimônia realizada para introdução em serviço dos primeiros jatos T-50TH para RTAF.

A Korea Aerospace Industries (KAI) anunciou que o Real Força Aérea Tailandesa (RTAF) oficialmente colocou seus 4 treinadores avançados a jato T-50TH em serviço.

Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea de Tarkly no dia 4 de abril, com a presença do CEO da KAI Kim Jowon, do Embaixador Coreano na Tailândia Noh Gwang-il, do Chefe da Força Aérea Marechal Johm Rungswang e outros 50 comandantes da Tailândia, incluindo o Governador Nakonsawan Thanakom Jongjira e o Governador Chainat Ronnaphob Laengphiroj.

Os treinadores avançados supersônicos T-50TH do 401º Esquadrão foram introduzidos na RTAF na Ala 4 da Base de Takhli, em Nakhon Sawan, durante a cerimônia de comissionamento.

Os dois primeiros jatos KAI T-50TH Golden Eagle (números de série 40101 e 40102) chegaram para o 401º Esquadrão da Base Aérea de Takhli, na Tailândia, em 25 de janeiro de 2018.

O T-50TH foi desenvolvido para treinar e preparar os pilotos dos caças F-16 e ??JAS-39 Gripen, substituindo os treinadores L-39 em serviço com a RTAF. A KAI recebeu um pedido da Tailândia para um total de 12 aeronaves T-50TH, que serão entregues em dois lotes de quatro e oito, respectivamente.

Anúncios