Os helicópteros Mi-8 de guerra eletrônica foram reparados pela Ukroboronprom e voltaram a operar com a Força Aérea Ucraniana.

A Força Aérea Ucraniana recolocou em serviço na semana passada dois helicópteros Mi-8 recondicionados, Mi-8MTPB e Mi-8MTPI, ambos destinados a operações de guerra eletrônica.

Os helicópteros não estavam em operação devido ao trabalho de reparo realizado na Planta de Reparo de Aeronaves de Konotop, “Aviakon”, parte do Ukroboronprom.

Os Mi-8 possuem grandes antenas instaladas na parte externa de ambos os lados da cabine principal, bem como antenas adicionais na cauda e em outros lugares.

O Mi-8MTPB possui um equipamento de comunicação de longo alcance e um radar, e pode transportar equipamentos com antenas faseadas para supressão de ataques eletrônicos e instalações de defesa aérea, como radares aerotransportados, radares de controle de armas de defesa aérea (artilharia), radares de detecção de vigilância e sistemas radar de mísseis.

Mi-8MTPI tem a capacidade de detectar e determinar a localização geral e o tipo de emissores hostis, dando-lhe uma capacidade limitada para conduzir missões de coleta de informações sobre as defesas inimigas.

A localização de alvos dos Mi-8MTPB e Mi-8MTPI podem ser úteis para monitoramento quase em tempo real do movimento de forças insurgentes.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. vai ter que ficar longe do front que é um bom alvo. Voar fazendo isso é um risco ou teria que pousar perto do font para escutar os russos invasores.

Comments are closed.