Quarta aeronave C295M entregue para Força Aérea das Filipinas. (Foto: PAF)

A Força Aérea das Filipinas (PAF) aceitou formalmente na segunda-feira a quarta aeronave de transporte médio/comando e controle Airbus C295M.

O secretário de Defesa Delfin Lorenzana presidiu a cerimônia de entrega realizada no Hangar Haribon da Base Aérea Clark, em Pampanga, na tarde de segunda-feira, disse o porta-voz do PAF, major Aristides Galang, em mensagem a repórteres. Os rituais simbólicos de entrega foram seguidos pela benção e derramamento cerimonial de champanhe na nova aeronave.

O C295M, o quarto em serviço da PAF, foi adquirido como parte do Projeto de Aquisição de Turboélice de Asa Fixa de Comando e Controle (C2FWTPA) no âmbito do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas (AFP).

Galang disse que a chegada do quarto C295M aumentará o requisito de transporte aéreo tático médio da PAF de transporte de tropas e equipamentos e apoiará operações de assistência humanitária e de socorro a desastres. A aeronave será imediatamente destacada para ajudar na entrega de tropas, equipamentos e mercadorias de ajuda humanitária a Mindanao, atingida pelo terremoto.

A aeronave também será utilizada como aeronave de comando e controle para atender o transporte aéreo doméstico do Presidente e de outros líderes nacionais e estratégicos de defesa do país.

Lorenzana também parabenizou o PAF pela nova aquisição e anunciou os planos futuros das Filipinas de adquirir aeronaves C295M adicionais para proteger ainda mais o domínio marítimo do país.

“Do transporte aéreo e suprimentos logísticos ao projeto de força militar, além de fornecer assistência humanitária e resposta a desastres, a mobilidade aérea tem sido uma capacidade indispensável que a Força Aérea das Filipinas fornece através da competência de nossos pilotos, tripulação e aeronave que possuímos. As aeronaves personificam os guardiões de nossos céus preciosos e os portadores de esperança”, disse o comandante do PAF, tenente-general Rozzano Briguez.

Também esteve presente durante a cerimônia de rotatividade o Embaixador da Espanha nas Filipinas, Excelentíssimo Senhor Jorge Moragas, que expressou sua sincera gratidão pelo apoio e assistência no fomento do relacionamento entre a Espanha e as Filipinas.

Ele garantiu o apoio da Espanha e de seu Ministério da Defesa ao programa de modernização das forças armadas do país.

Anúncios