Duas aeronaves C-130J Super Hercules ex-RAF serão vendidas para Bangladesh.

A aquisição de Bangladesh de dois aviões táticos de transporte militar Lockheed Martin C-130J Super Hercules aposentados da Real Força Aérea Britânica (RAF – Royal Air Force) foi confirmada com um contrato de suporte concedido no dia 10 de maio para Marshall Aerospace e Defense Group, sediado no Reino Unido. A venda foi feita entre os governos dos dois países.

“A aquisição da aeronave C-130J da Royal Air Force é uma importante melhoria para nossa capacidade atual de transporte aéreo”, disse o porta-voz da Força Aérea de Bangladesh.

Este contrato plurianual prevê que o Marshall Aerospace e Defense Group forneçam uma solução de suporte total à nova frota de C-130J da Força Aérea de Bangladesh, abrangendo manutenção de aeronaves, suporte logístico incluindo fornecimento de peças sobressalentes e equipamentos de suporte terrestre para o estabelecimento de capacidades locais, bem como engenharia e serviços para garantir o bom funcionamento da frota.

A empresa também estará realizando importantes modificações na aeronave, como o projeto, desenvolvimento e instalação de uma capacidade MEDEVAC, para permitir que a Força Aérea de Bangladesh realize tarefas importantes dentro do país e no exterior, fornecendo apoio às missões da ONU.

A Força Aérea de Bangladesh opera uma frota de quatro C-130Bs adquiridos dos EUA.

Além disso, o Marshall Aerospace e Defense Group fornecerá apoio técnico no local ao operador por um período inicial, juntamente com serviços técnicos específicos para apoiar a sustentação de longo prazo da frota.

O Reino Unido está retirando 10 aeronaves de sua frota de 24 quadrimotores C-130J, enquanto o novo avião de transporte Airbus A400M é introduzido na frota.

As aeronaves são do tipo C-130J de corpo curto e substituirão os quatro C-130Bs de Bangladesh, adquiridos de segunda-mão nos Estados Unidos em 2001.

A frota de transporte dia Força Aérea de Bangladesh também é composta pelas aeronaves de transporte leve Antonov AN-32 e LET L-410.

A frota britânica C-130J foi encomendada em dezembro de 1994, compreendendo dez aeronaves C-130J padrão e 15 da versão C-130J-30 mais longa. A primeira aeronave C-130J-30 foi entregue em agosto de 1998.

Os Blue Angels, equipe de demonstração da Marinha dos EUA, também solicitou a compra de uma aeronave ex-RAF, para operar como apoio para o esquadrão de demonstração aérea.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.