Facebook Twitter Gplus Flickr Pinterest LinkedIn YouTube E-mail RSS
magnify
Home Militar Força Aérea do Irã coloca em operação o primeiro esquadrão de caças Saeqeh
formats

Força Aérea do Irã coloca em operação o primeiro esquadrão de caças Saeqeh

Publicado em 02/03/2010 por em Militar

Caças Saeqeh da Força Aérea da Irã.

Na última quinta-feira, dia 25, a Força Aérea do Irã colocou em operação seu primeiro esquadrão de aeronaves de caça HESA Saeqeh (Thunderbolt) fabricados no país. As aeronaves são fabricadas pela Iran Aircraft Manufacturing Industrial Company (HESA).

Dois caças Saeqeh fazem uma passagem sobre Teerã.

O comandante das operações da força aérea do exército General Seyed Mohammad Allavi disse que o esquadrão foi o primeiro esquadrão de caça equipado com as aeronaves e equipamentos feitos internamente no Irã, de acordo com a agência de notícias Fars.

Alavi não divulgou o número de aeronaves que começou a operar no esquadrão, mas disse que várias novas aeronaves de caça Saeqeh serão adicionadas numa data futura criando um esquadrão completo de 24 aeronaves.

As aeronaves Saeqeh do esquadrão poderão transportar diferentes tipos de foguetes, bombas e metralhadoras, e serão capazes de atingir alvos terrestres.

Desenvolvido como uma segunda geração do caça iraniano Azarakhsh (Lightning), o Saeqeh é uma caça a jato monoplace. A força aérea desenvolveu a aeronave em colaboração com o Ministério da Defesa do Irã.

Todos pilotos que voam as aeronaves Saeqeh passaram por treinamentos no Irã.

As aeronaves passaram com sucesso em testes como voo próximo ao nível do mar e de baixa altitude, e também de disparos em alvos a longa distância e de treinamentos com munição real. “O esquadrão é capaz de detectar e entrar em combate com aeronaves invasoras em contra qualquer tipo de caça,” disse Allavi.

O Irã planeja produzir uma quarta e quinta geração de aeronaves Saeqeh num futuro próximo.

O Irã apresentou seu primeiro esquadrão de caça Saeqeh num show aéreo realizado em setembro de 2009, no início da sagrada semana de defesa.

Nota do Editor: Será que os Blue Angels da U.S. Navy cederam os direitos da pintura dos F-18 Hornet para os Saeqeh do Irã?

 
Tags: ,

14 Respostas

  1. Geovani

    O Brasil teve uma parceria com a Italia e desse consorcio surgiu o caça subsonico chamado AMX. Devemos urgentemente adquirir tecnologia na construção de motores de aviões, turbinas. Realmente, precisamos confeccionar, ou melhor aprender a confeccionar esses motoresll. Por dependermos dos motores PRATT dos americanos, para instalar nos supertucanos deixamos de vender pros venezuelanos e os EUA ao proibir, os empurrou pra casa dos russos.

  2. luis

    Israel possui arma atômicas mas,o Irã détem forte poderio militar convencional que também causaria sérios estragos nos sionistas,possibilitando a entrada dos palestinos naquele paí ou seja,Israel teria que lutar em várias frentes.Quem sabe os persas não possuem também algumas ogivas nuclares?

  3. Luis Gonzaga C.Jr.

    Nós sofremos da síndrome de pequenes.E o pior não é só na area militar, infelizmente.