F-16_Royal_Jordanian_Air_ForceA Força Aérea do Paquistão (PAF) adquiriu 13 aviões F-16 ex-Jordânia e serão introduzido no serviço no próximo mês.

Com isso, a PAF alcançará 76 caças do tipo em uso. O acordo já foi finalizado e assinado por ambos os países. Os 13 aviões (12 monoplaces) são do modelo F-16 A/B Block 15 e a PAF tem aeronaves semelhantes em sua frota que estão voando de forma satisfatória. O negócio foi autenticado pela empresa de fabricação e o governo dos EUA também deu o seu aval para a venda/compra dos aviões.

Fontes afirmam que as aeronaves estão em boas condições, uma vez que receberam uma MLU (Mid-Life Update) e estariam capazes para mais 20 anos de serviço, com quase 3.000 horas, em média, disponíveis para voar.

Como parte do programa MLU, esses aviões receberam o motor Pratt and Whitney F100-220E. Esses aviões vão dar um impulso no poder aéreo da PAF.

As fontes se recusaram a dar os detalhes do montante envolvido no negócio. No entanto, entende-se que os planos são eficazes em termos de custos, ainda mais que são aviões que fornecerão poder no longo prazo. O Paquistão também está contemplando a aquisição de aviões usados para a PAF enquanto a o JF-17 vai sendo implementado.

FONTE: thenews.com.pk – Tradução e edição:CAVOK

Anúncios

15 COMENTÁRIOS

  1. Falar nisso, não iam mandar para cá uns Gripens a tempo para os jogos … do jeito que tem louco sequestrando avião por aí … fica demorando depois não chore … dorme que nem na Suiça pra ver .

  2. Não quero ser o capitão obvio mas… isso reforça em muito as chances do Rafale na Índia.

  3. O Brasil é irmão de terroristas, genocidas e tudo quanto é escória no mundo, não há com o que se preocupar.

  4. Eu não diria que não o Brasil, mas que tem alguns por aí, ahh isso tem … falar nisso como denominar Cesare Battisti .

  5. P R O V E o que falou!!!!

    os ultimos terroristas no Brasil foram os que se explodiram no Riocentro e os que mataram a secretaria da OAB!

  6. faltou informar porque a Jordania vendeu seus caças, se ainda estavam em boas condições, não precisa mais de caças, seus vizinhos são todos adoraveis não é mesmo!

  7. Você deveria frequentar o o blog Plano Brasil, aliás muitos de nós do Cavok o fazem, discussões políticas, geopolíticas, ideológicas e afins é ali.
    O assunto do momento lá é Ucrânia e Venezuela …lá tem bastante gente com disposição para atendê-lo .

  8. em primeiro, a mensagem era para o Galileu, não sabia da procuração que tinha, e como respondeu, vc poderia explicar porque vc tem o direito de falar de politica aqui e eu não?

    o que torna os seus comentarios sobre politica mais adequados que os meus?

  9. Essas aeronaves vendidas ao Paquistão foram "presente" dos Estados Unidos à Jordânia em retribuição à participação desta como aliada americana na guerra do golfo. Na ocasião, foram doadas 16 aeronaves F-16 (12 F-16A e 4 F-16B), todas na versão Block 15. As entregas das aeronaves aconteceram entre 1997 e 1998, e na época substituíram os 17 Mirage F1CJ em serviço na RJAF. Em contrapartida a essa doação, a RJAF adquiriu 17 F-16 Block 15 que estavam no AMARG.

    Antes do negócio com o Paquistão, a frota de caças F-16 da RJAF era composta por 79 aeronaves. Desse total, 63 foram atualizadas para o padrão Block 40. Do lote inicial de 16 aeronaves F-16 Block 15 recebidos de "cortesia", 3 foram perdidas em acidentes e as 13 restantes foram vendidas à PAF.

    Dos 63 F-16 Block 40 em operação com a RJAF, 1 aeronave foi perdida em acidente no ano de 2011. 62 caças F-16 Block 40 permanecem em operação.

Comments are closed.