a3d3e010ce51270f7e40 - Força Aérea dos EUA realiza testes de voo de desenvolvimento da bomba nuclear B61-12
Caça F-15E libera uma B61-12 durante testes. (Foto USAF – meramente ilustrativa)

A Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia (DOE/NNSA) e a Força Aérea dos EUA (USAF), em apoio à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), concluíram com êxito três testes de voo de desenvolvimento do sistemas da bomba de gravidade B61-12, no final de agosto, no Tonopah Test Range em Nevada.

Esses testes de voo de desenvolvimento, usando uma versão não-nuclear, são um marco importante no Programa de Extensão da Vida (LEP) da B61-12 e preparam o terreno para o teste final de demonstração do sistema de armas nas aeronaves F-16 em 2020. O programa prolongará a vida útil da bomba, melhorando sua segurança e confiabilidade.

B61 12 Nuclear Gravity Bomb - Força Aérea dos EUA realiza testes de voo de desenvolvimento da bomba nuclear B61-12“A B61-12 fortalecerá a dissuasão estratégico dos EUA, enquanto tranquiliza nossos aliados”, disse o Brigadeiro General Ty Neuman, vice-administrador adjunto principal da NNSA para aplicações militares. “Esses testes bem-sucedidos são resultado de uma estreita colaboração entre a NNSA, os Laboratórios Nacionais, a USAF e a OTAN”.

O LEP B61-12 é um programa da NNSA e da USAF sob a supervisão do Conselho de Armas Nucleares, um Departamento conjunto de Defesa e a organização DOE/NNSA criada para facilitar a cooperação e coordenação no gerenciamento do estoque de armas nucleares dos EUA.

B61 12 LEP F 15E test - Força Aérea dos EUA realiza testes de voo de desenvolvimento da bomba nuclear B61-12Quando colocado em campo, a B61-12 com capacidade nuclear contribuirá significativamente para a dissuasão de adversários em potencial e a garantia dos Aliados. Combinado com aeronaves dos EUA e dos aliados, o B61-12 enviará um sinal claro a qualquer adversário em potencial de que os Estados Unidos e a OTAN possuem a capacidade de manter uma força credível em um ambiente de segurança em mudança.

Anúncios