Honduras quer trocar dois C208 Caravan por um C-130 e cinco helicópteros UH-1H da FAB.

No dia 30 de maio, o Congresso de Honduras aprovou um acordo de troca de aeronaves com o Brasil, de dois aviões Cessna 208EX Grand Caravan da Força Aérea Hondurenha (FAH) por um avião de transporte Lockheed Martin C-130 Hercules, cinco helicópteros Bell UH-1H da Força Aérea Brasileira (FAB), mais um lote de peças sobresselentes e motores e um equipamento de combate à incêndios para os helicópteros.

O acordo está definido como troca, já que as leis brasileiras não permitem doações desse tipo de equipamento, segundo fontes legislativas.

A FAH tem três dessas aeronaves de transporte leve Grand Caravan, que foram doadas pelos Estados Unidos em 2015 para tarefa de reconhecimento. O terceiro desses dispositivos foi entregue em dezembro do ano passado.

Mas a FAH não possui aeronaves de transporte pesado para pessoal ou carga e por isso foi analisada esta troca por um C-130 Hércules.

Segundo alguns analistas foi apontado que a FAH também precisa de aeronaves de nova geração que garantam uma longa vida útil, já que as brasileiras já são de segunda mão e não foi relatado se elas sofreram algum tipo de remotorização.

O acordo ainda precisa ser autorizado pelos EUA, já que os Caravans foram doados para Honduras.


Fonte: Scramble Magazine

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

  1. Que interessante. Um bom negócio, visto que os UH-1H já deram baixa e os Hércules logo vão dar baixa também.

  2. Como negócio é ré.
    Mas como dito no texto, é na verdade uma doação disfarçada de troca por questões legais.
    Segue o baile.

  3. É a feira do cacarecooo!! Troque sua jaqueta usada por uma calça desbotada e uma camisa manchadaaa!!

  4. Engraçado que Paraguai, Uruguai e Equador receberam doações brasileiras, mas na época do lunático podia tudo.

  5. Ja vi de tudo, mas "Bazar da Catira" de aeronaves militares é primeira vez…

  6. Apesar de "velhim" é muito pouco um C-130 por dois Caravan 208! E ainda mais um magote de Hueys que voam até debaixo dágua! A não ser que seja aquele que caiu na Antártida…

  7. 02 Caravans por um C-130 e 05 UH-1H, mais peças, mais motores, mais equipamento de combate a incêndio, tem alguém na FAB precisando fazer um curso de negociação comercial…

  8. Visto que se trata de material excedente e fora de uso, e os Caravan são muito importantes para a FAB, vejo como um "5S" aplicado, com algum ganho operacional.

Comments are closed.