Tornado ECR italiano carregando mísseis anti-radiação AGM-88E AARGM. (Foto: AMI)

A Força Aérea Italiana (AMI) concluiu com sucesso os testes operacionais do míssil anti-radiação AGM-88E AARGM com sua aeronave Tornado ECR no Centro de Guerra Aérea Naval, nos EUA, anunciou a fabricante do míssil Northrop Grumman.

Uma série de voos de teste culminou com dois acertos diretos em alvos críticos de ameaça de defesa aérea, confirmando a eficácia operacional e a adequação do AARGM no Tornado da AMI e permitindo que o míssil faça transição para esquadrões operacionais.

Estamos orgulhosos de ter apoiado nosso parceiro da Força Aérea Italiana em concluir com êxito este marco crítico e fazer a transição do sistema de arma para o status operacional“, disse Cary Ralston, vice-presidente e gerente geral da Northrop Grumman Innovation Systems. “Parabéns à Força Aérea Italiana e à equipe conjunta que trabalhou de perto para alcançar este marco crítico.

A Itália assinou em 2005 um acordo com os EUA para desenvolver cooperativamente o míssil AGM-88E AARGM. Com a conclusão dos testes operacionais, o Tornado ECR é a quarta plataforma operacional usando o AARGM. Outras plataformas incluem caças F/A-18C/D Hornet, F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Interessante como o HARM teve um penetração no mercado externo muito maior que seus predecessores: AGM-78 e o Shrike.

    Havia mais competidores no mercado, não havia necessidade ou o preço do AGM-88 é mais razoável?

  2. força aérea italiana fez certo em sócia do programa do HARM. Esse é ultima versão e o teste de combate dele deve ser quando a IAF atacar os S-300 na Síria. cito text do Wikipedia
    "A atualização mais recente, o Míssil Antiradiação Avançado AGM-88E (AARGM), apresenta o software mais recente, recursos aprimorados destinados a combater o desligamento do radar do inimigo e o radar passivo usando um buscador ativo de ondas milimétricas. Foi lançado em novembro de 2010, e é uma joint venture do Departamento de Defesa dos EUA e do Ministério da Defesa italiano, produzido pela Orbital ATK . . "

Comments are closed.