Caças Su-30MKI e reabastecedores Il-78 seguiram para França onde participarão do Exercício Garuda VI.

A Força Aérea da Índia (IAF) e a Armée de l’Air (Força Aérea Francesa) participarão de um exercício bilateral, denominado Exercise Garuda-VI, na França, de 1º a 12 de julho.

Esta é a sexta edição do Exercício Garuda e está sendo planejada na Base Aérea Mont-de-Marsan da Força Aérea Francesa. O último exercício aéreo conjunto, “Garuda V”, foi realizado na Estação da Força Aérea de Jodhpur, na Índia, em junho de 2014.

Este é um dos maiores exercícios aéreos planejados entre as duas Forças Aéreas.

O contingente da IAF que participa do exercício inclui 120 pilotos, quatro caças Su-30MKI e uma aeronave de reabastecimento aéreo Il-78MKI. Um avião de transporte estratégico C-17 Globemaster III fornecerá apoio logístico ao contingente durante a fase de indução e finalização.

Durante o exercício, os jatos Su-30MKI indianos estarão operando em um cenário simulado de combate à guerra com aeronaves multirole Rafale da Força Aérea Francesa.

“Isso aumentará a compreensão da interoperabilidade durante as operações mútuas entre as duas Forças Aéreas e proporcionará uma oportunidade de aprender com as melhores práticas umas das outras”, disse um comunicado do Ministério da Defesa da Índia.

“A participação da IAF no exercício também promoverá interação profissional, troca de experiências e conhecimento operacional, além de fortalecer as relações bilaterais com a Força Aérea Francesa. Também proporcionará uma boa oportunidade para os guerreiros do ar operarem em um ambiente internacional”, acrescentou o comunicado.

A equipe da IAF partiu da Estação da Força Aérea Bareily e Agra para o exercício no dia 25 de junho.

A Índia em breve receberá 36 aviões de combate Rafale da empresa francesa Dassault Aviation, que conforme o acordo assinado começará a partir de setembro deste ano e formará dois esquadrões. O primeiro é o Esquadrão 17 “Golden Arrows” em Ambala e o outro será baseado em Hashimara, em Bengala Ocidental.

Caças Su-30MKI e Rafale durante o Garuda V em 2014.

Após testes intensivos para validar a personalização específica indiana no caça, o primeiro Rafale será introduzido, e todo o esquadrão localizado em Ambala será concluído em 2020.

Juntamente com o Exercício Garuda para as forças aéreas, a Índia e a França realizam exercícios conjuntos envolvendo exércitos e marinhas. Exercício Shakti é conduzido por exércitos indianos e franceses com o último ocorreu em janeiro-fevereiro de 2018 na França e Exercício Varuna para as Marinhas com a última edição realizada durante março-maio ??de 2018 em Goa, Mumbai e Ilha da Reunião.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS