O modelo Airbus H145 substituirá os Bell UH-1 nas tarefas de busca e salvamento na Alemanha.

O Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço das Forças Armadas da Alemanha (BAAINWBw) encomendou sete helicópteros H145 para substituir a obsoleta frota de helicópteros de busca e resgate Bell UH-1D das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr).

As novas aeronaves serão entregues em 2020 e ficarão sediadas nos locais de Niederstetten, Holzdorf e Nörvenich. A Airbus Helicopters também será responsável pelo suporte logístico, reparo e manutenção dos helicópteros.

“Estamos orgulhosos de receber outro pedido da família H145 vindo da Bundeswehr. Isso padronizará ainda mais a frota de helicópteros leves da com as Forças Armadas da Alemanha”, disse Wolfgang Schoder, vice-presidente executivo de helicópteros leves e programas governamentais da Airbus Helicopters. “Os helicópteros já operados pela Bundeswehr provaram-se em particular através dos seus níveis muito elevados de disponibilidade operacional, e vemos muito mais possibilidades para a família H145 flexível e fiável ao desempenhar uma vasta gama de tarefas em todos os ramos das forças armadas da Alemanha”.

De acordo com um contrato com o Ministério Federal dos Transportes, o Bundeswehr também é responsável por operações de busca e salvamento em caso de acidentes com aeronaves em território alemão. Assim, mantém uma frota de helicópteros de busca e salvamento em standby permanente; e esses helicópteros também estão disponíveis para uso em operações nacionais de gerenciamento de desastres. O modelo Bell UH-1D atualmente em uso pelo Bundeswehr entrou em serviço pela primeira vez no início dos anos 70.

Entre outros recursos, os helicópteros H145 LUH SAR (Helicóptero Utilitário Leve de Busca e Salvamento) estão equipados com câmeras de alto desempenho, holofotes, sistemas de localizador de emergência, um conjunto completo de equipamentos médicos, guinchos de resgate e ganchos de carga que podem ser usados ??para combate a incêndio, com sistemas de extinção de fogo, por exemplo.

O H145 já está em uso com os militares das forças de operações especiais da Alemanha.

O H145M, a versão militar do H145, é um helicóptero bimotor leve experimentado e testado que foi entregue pela primeira vez à Bundeswehr em 2015 e desde então também foi encomendado pela Sérvia, Hungria, Tailândia e Luxemburgo. A prontidão da missão dos H145Ms já em serviço está acima de 95%.

Em seu local em Laupheim, o Bundeswehr opera 15 H145Ms como helicópteros de apoio leve para forças especiais. Os pilotos de helicóptero de todos os ramos das forças armadas treinam no H135, o modelo menor do H145.

Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 é equipado com controle de motor digital de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Sua pegada acústica particularmente baixa faz do H145 o helicóptero mais silencioso de sua categoria.

Anúncios