SpaceShip Two, acoplado na
SpaceShip Two, acoplado na aeronave mãe WhiteKnight Two "Eve", no Hangar 2 da Scaled Composites, no deserto de Mojave, Califórnia.

A Virgin Galactic está pronta para apresentar a SpaceShipTwo (SS2), a primeira espaçonave comercial tripulada do mundo.

Sir Richard Branson e Burt Rutan, o projetista da SpaceShipOne (SS1) revelarão a espaçonave pela primeira vez esta noite, em Mojave, na Califórnia.

Os voos diários de turismo espacial devem começar no estado do Novo México, a partir do Spaceport America, após finalizar os testes programados e também após receber a certificação dos EUA.

Vista traseira da SpaceShip Two
Vista traseira da SpaceShip Two, dentro do Hangar 2 da Scaled Composites

Centenas de astronautas privados farão os voos espaciais uma vez que os testes e a certificação estiverem finalizados. Seis pessoas poderão viajar ao espaço em cada viagem.

No Brasil, um dos confirmados é o piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, que adquiriu sua passagem para o espaço no início do ano, quando a Virgin se tornou patrocinadora dos carros da equipe Brawn GP.

Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, comentou: “Este realmente é um dia memorável. A equipe não criou apenas a primeira do mundo mas também fez uma obra de arte.

Sir Richard Branson (E) e Burt Rutan posam para foto defronte a SpaceShip Two
Sir Richard Branson (E) e Burt Rutan posam para foto defronte a SpaceShip Two

“A apresentação da SpaceShip 2 leva a visão da Virgin Galactic para um nível mais alto e continua a mostrar evidências tangíveis de que este projeto ambisioso não só está se movendo rapidamente, mas também está fazendo um tremendo progresso no objetivo de operar com segurança comercialmente.”

Burt Rutan, fundador da Scaled Composites, adicionou: “Todos nós da Scaled estamos tremendamente ansiosos pelas capacidades de ambas aeronaves, a WhiteKnight e a SpaceShip.

Detalhe de SpaceShip Two
Detalhe de SpaceShip Two acoplada na "Eve"

“Hoje é o ponto alto de um sonho que começou a muitas décadas atrás, e foi estimulado por Paul Allen, quando esse criou o X-Prize, vencido pela aeronave SpaceShip One e que depois nós tocamos em frente para se tornar uma realidade comercial junto com Sir Richard e os investimentos visionários da Virgin, pensando no futuro do transporte espacial.”

Comparação dos tamanhos entre a SpaceShip One e Two
Comparação dos tamanhos entre a SpaceShip One (acima) e Two

Em 2004, a SpaceShip 1 foi lançada com sucesso ao espaço e retornou em segurança, para vencer o Ansari X-Prize, após completar o primeiro voo espacial privado tripulado do mundo.

Para maiores informações, visite os sites oficiais da Virgin Galactic , e do press release da Virgin.com.

Fonte: Virgin Galactic – Tradução: Cavok

Anúncios