O primeiro helicóptero Sikorsky CH-53K King Stallion foi entregue para os Fuzileiros Navais dos EUA em West Palm Beach, Florida, no dia 16 de maio. (Foto: U.S. Marine Corps)

A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, entregou no dia 16 de maio o primeiro helicóptero de transporte pesado CH-53 King Stallion ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). A aeronave é a primeira de 200 helicópteros que devem ser entregues a frota do Corpo de Fuzileiros Navais.

O CH-53K é o novo substituto para a frota CH-53E Super Stallion dos EUA. O CH-53E voou pela primeira vez em 1974 e entrou em serviço com o USMC em 1981.

“Nossa primeira entrega de um CH-53K para o Corpo de Fuzileiros Navais marca o início de uma nova geração de entregas de helicópteros da Sikorsky que trazem capacidade insuperável e expandida em todo o campo de batalha para fornecer flexibilidade e eficiência de missão para entregar potência de combate, assistência humanitária ou socorro a desastres para os necessitados”, disse Dan Schultz, presidente da Sikorsky e ex-piloto do CH-53. “Com 18 aeronaves adicionais em vários estágios de produção, toda a equipe da Sikorsky, em parceria com nossos fornecedores, aguarda entregas adicionais para encantar nossos clientes”.

Este primeiro helicóptero pesado CH53K será colocado na Estação Aérea dos Fuzileiros de New River, em Jacksonville, Carolina do Norte.

Lá, o helicóptero entra no Plano de Teste de Suportabilidade. Os fuzileiros navais dos EUA realizarão uma avaliação logística sobre a manutenção, sustentação e apoio logístico geral de aviação do King Stallion. Essa avaliação também validará os procedimentos de manutenção com os mantenedores do Corpo de Fuzileiros Navais que realizam cuidados práticos / manutenção da aeronave. O Plano de Teste de Suportabilidade garantirá prontidão e suporte na linha de voo quando os helicópteros CH-53K entrarem em serviço com o USMC.

A Sikorsky espera entregar seu segundo helicóptero CH-53K ao USMC no início de 2019.

“Estou muito orgulhoso do trabalho realizado para entregar o helicóptero mais poderoso já projetado nas mãos de nossos fuzileiros”, disse o tenente-general Steven Rudder, vice-comandante da aviação do USMC. “E confiante no trabalho em equipe e dedicação neste programa que nos levará a IOC (Capacidade Operacional Inicial) no próximo ano.”

A Sikorsky está preparando sua fábrica em Stratford, Connecticut, para abrigar a produção do CH-53K a partir do próximo trimestre.

O helicóptero de carga pesada fez sua estréia internacional e demonstrou sua capacidade de manobra e avançada tecnologia fly-by-wire durante os voos de demonstração no recente ILA Berlin Air Show em Berlim, Alemanha.

O CH-53K é uma aeronave totalmente nova, usando um design moderno e inteligente. O robusto helicóptero CH-53K foi projetado para garantir confiabilidade, baixa manutenção, alta disponibilidade e maior capacidade de sobrevivência nas bases operacionais mais austeras e remotas.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Tem muita controvérsia nos EUA devido ao altíssimo custo por unidade desse Heli.

    Gastaram muito no desenvolvimento e por isso o preço inicial de cada unidade vai ser maior que o de um F-35.

    Ai vão na mesma linha do que falaram do Lightning , se venderem mais o preço vai cair.

    O problema é que, ao contrário do F-35, existem outras opções ao King Stallion no mercado, vai ser mais difícil vende-lo pra fora.

  2. É esse o heli caríssimo que a paupérrima Alemanha está adquirindo ao mesmo tempo que os states?

Comments are closed.