F-X2: Governo escolheu o Gripen.
F-X2: Governo escolheu o Gripen.

O Gripen é a nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

O anúncio acabou de ser feito pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, em entrevista coletiva realizada em Brasília. O programa FX-2 da FAB, iniciado em 2001, prevê a aquisição de 36 aeronaves de caça estrangeiras, com transferência de tecnologia para o Brasil. Os novos caças substituirão os Mirage 2000, que serão aposentados nesta sexta-feira (20/12).

FONTE: Agência Força Aérea

NOTA DO EDITOR: E chegamos ao fim da novela e como diria Galvão Bueno: Acabooooou…acaboooou…


Enhanced by Zemanta

59 COMENTÁRIOS

  1. Pois é…pra variar sempre desinformando…
    Pra fazer o serviço de 01 Rafale …precisa-se de 02 Gripens voando juntos…o que acaba saindo muito mais caro…rsss

    Sem falar que a capacidade de armamentos do Rafale é indiscutivelmente superior e muito mais ampla (incluindo nuclear)…e que irá tbm receber os armamentos russos pros indianos. https://sites.google.com/site/blogaame/2012-02-06

    O Gripen NG por ser um projeto não pode comprovar alcance maior que o Rafale.
    A Suiça exigiu quase 100 modificações no debilitado Gripen C, depois que foi vergonhosamente ficou abaixo do Fa18 Hornet C e o Rafale em primeiro com muitos méritos.
    O velho F-18 Hornet "Legacy" se saiu melhor que o ''Jossa Gripen C Limited'' … coitada da Fab se recebe-los como tampões, pois não garantem e não conseguem fazer patrulhamento aéreo por muito tempo no ar…pouco alcance é dose viu….rsss

    Eis o que os suíços realmente pensam a respeito do Gripen…
    Não atende aos requisitos e considerado impróprio para policiamento aéreo: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Basta vc ler as conclusões do Comandante suiço Markus Gygax, onde recomenda a superioridade do Rafale e as deficiências do Gripen pra qualquer missão…um jato ineficiente em tudo:
    files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Dúvidas é só dar uma lidinha sem devaneios por favor…
    Suiços exigem 98 modificações na panela voadora sueca de curto alcance: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Os suecos conseguiram fazer menos de 10 modificações no Gripen D gambiarra velha (entitulada de Gripen F) incluindo o motor novo…tática pra tentar convencer os suiços bobos depois do vexame no Gripen C fracote em testes.
    Noto que este Gripen D remendado F … está enganando até vcs ''Suecats'' fanáticas e cegas…fazer o que né ??..rsss

    Os suiços só querem poucos Gripens Ngs e podem desistir com o Referendo do ano que vem.
    O Brasil estará em maus lençois se desistirem, pois vai ter que arcar com o desenvolvimento do jato sozinho (único operador) com alto risco de não dar certo, pois são muitas modificações para aumentar seu desempenho… depois que foi comprovado vergonhosamente na avaliação.

    Modificações pra deixar o caça mais pesado e instável mesmo com motor novo…essa é a grande desconfiança suiça…sem falar no atrasado radar Aesa previsto pra entrar em operação pra depois de 2020 e olhe lá se funcionar bem…rss

    Os suecos irão atualizar seus usados Gripens C pra versão E somente…não irão comprar NGs fantasmas que somente o Brasil irá usar em 2020….rssss

    E por fim um jato sem versão naval pronta e testada…onde vai deixar a nossa Marinha chupando o dedo qndo aposentar os inúteis A4Ms..!!!

  2. Pois é…pra variar sempre desinformando…
    Pra fazer o serviço de 01 Rafale …precisa-se de 02 Gripens voando juntos…o que acaba saindo muito mais caro…rsss

    Sem falar que a capacidade de armamentos do Rafale é indiscutivelmente superior e muito mais ampla (incluindo nuclear)…e que irá tbm receber os armamentos russos pros indianos. https://sites.google.com/site/blogaame/2012-02-06

    O Gripen NG por ser um projeto não pode comprovar alcance maior que o Rafale.
    A Suiça exigiu quase 100 modificações no debilitado Gripen C, depois que foi vergonhosamente ficou abaixo do Fa18 Hornet C e o Rafale em primeiro com muitos méritos.
    O velho F-18 Hornet "Legacy" se saiu melhor que o ''Jossa Gripen C Limited'' … coitada da Fab se recebe-los como tampões, pois não garantem e não conseguem fazer patrulhamento aéreo por muito tempo no ar…pouco alcance é dose viu….rsss

    Eis o que os suíços realmente pensam a respeito do Gripen…
    Não atende aos requisitos e considerado impróprio para policiamento aéreo: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Basta vc ler as conclusões do Comandante suiço Markus Gygax, onde recomenda a superioridade do Rafale e as deficiências do Gripen pra qualquer missão…um jato ineficiente em tudo:
    files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Dúvidas é só dar uma lidinha sem devaneios por favor…
    Suiços exigem 98 modificações na panela voadora sueca de curto alcance: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Os suecos conseguiram fazer menos de 10 modificações no Gripen D gambiarra velha (entitulada de Gripen F) incluindo o motor novo…tática pra tentar convencer os suiços bobos depois do vexame no Gripen C fracote em testes.
    Noto que este Gripen D remendado F … está enganando até vcs ''Suecats'' fanáticas e cegas…fazer o que né ??..rsss

    Os suiços só querem poucos Gripens Ngs e podem desistir com o Referendo do ano que vem.
    O Brasil estará em maus lençois se desistirem, pois vai ter que arcar com o desenvolvimento do jato sozinho (único operador) com alto risco de não dar certo, pois são muitas modificações para aumentar seu desempenho… depois que foi comprovado vergonhosamente na avaliação.

    Modificações pra deixar o caça mais pesado e instável mesmo com motor novo…essa é a grande desconfiança suiça…sem falar no atrasado radar Aesa previsto pra entrar em operação pra depois de 2020 e olhe lá se funcionar bem…rss

    Os suecos irão atualizar seus usados Gripens C pra versão E somente…não irão comprar NGs fantasmas que somente o Brasil irá usar em 2020….rssss

    E por fim um jato sem versão naval pronta e testada…onde vai deixar a nossa Marinha chupando o dedo qndo aposentar os inúteis A4Ms..!!!

  3. Pois é…pra variar sempre desinformando…
    Pra fazer o serviço de 01 Rafale …precisa-se de 02 Gripens voando juntos…o que acaba saindo muito mais caro…rsss

    Sem falar que a capacidade de armamentos do Rafale é indiscutivelmente superior e muito mais ampla (incluindo nuclear)…e que irá tbm receber os armamentos russos pros indianos. https://sites.google.com/site/blogaame/2012-02-06

    O Gripen NG por ser um projeto não pode comprovar alcance maior que o Rafale.
    A Suiça exigiu quase 100 modificações no debilitado Gripen C, depois que foi vergonhosamente ficou abaixo do Fa18 Hornet C e o Rafale em primeiro com muitos méritos.
    O velho F-18 Hornet "Legacy" se saiu melhor que o ''Jossa Gripen C Limited'' … coitada da Fab se recebe-los como tampões, pois não garantem e não conseguem fazer patrulhamento aéreo por muito tempo no ar…pouco alcance é dose viu….rsss

    Eis o que os suíços realmente pensam a respeito do Gripen…
    Não atende aos requisitos e considerado impróprio para policiamento aéreo: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Basta vc ler as conclusões do Comandante suiço Markus Gygax, onde recomenda a superioridade do Rafale e as deficiências do Gripen pra qualquer missão…um jato ineficiente em tudo:
    files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Dúvidas é só dar uma lidinha sem devaneios por favor…
    Suiços exigem 98 modificações na panela voadora sueca de curto alcance: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Os suecos conseguiram fazer menos de 10 modificações no Gripen D gambiarra velha (entitulada de Gripen F) incluindo o motor novo…tática pra tentar convencer os suiços bobos depois do vexame no Gripen C fracote em testes.
    Noto que este Gripen D remendado F … está enganando até vcs ''Suecats'' fanáticas e cegas…fazer o que né ??..rsss

    Os suiços só querem poucos Gripens Ngs e podem desistir com o Referendo do ano que vem.
    O Brasil estará em maus lençois se desistirem, pois vai ter que arcar com o desenvolvimento do jato sozinho (único operador) com alto risco de não dar certo, pois são muitas modificações para aumentar seu desempenho… depois que foi comprovado vergonhosamente na avaliação.

    Modificações pra deixar o caça mais pesado e instável mesmo com motor novo…essa é a grande desconfiança suiça…sem falar no atrasado radar Aesa previsto pra entrar em operação pra depois de 2020 e olhe lá se funcionar bem…rss

    Os suecos irão atualizar seus usados Gripens C pra versão E somente…não irão comprar NGs fantasmas que somente o Brasil irá usar em 2020….rssss

    E por fim um jato sem versão naval pronta e testada…onde vai deixar a nossa Marinha chupando o dedo qndo aposentar os inúteis A4Ms..!!!

  4. Pois é…pra variar sempre desinformando…
    Pra fazer o serviço de 01 Rafale …precisa-se de 02 Gripens voando juntos…o que acaba saindo muito mais caro…rsss

    Sem falar que a capacidade de armamentos do Rafale é indiscutivelmente superior e muito mais ampla (incluindo nuclear)…e que irá tbm receber os armamentos russos pros indianos. https://sites.google.com/site/blogaame/2012-02-06

    O Gripen NG por ser um projeto não pode comprovar alcance maior que o Rafale.
    A Suiça exigiu quase 100 modificações no debilitado Gripen C, depois que foi vergonhosamente ficou abaixo do Fa18 Hornet C e o Rafale em primeiro com muitos méritos.
    O velho F-18 Hornet "Legacy" se saiu melhor que o ''Jossa Gripen C Limited'' … coitada da Fab se recebe-los como tampões, pois não garantem e não conseguem fazer patrulhamento aéreo por muito tempo no ar…pouco alcance é dose viu….rsss

    Eis o que os suíços realmente pensam a respeito do Gripen…
    Não atende aos requisitos e considerado impróprio para policiamento aéreo: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Basta vc ler as conclusões do Comandante suiço Markus Gygax, onde recomenda a superioridade do Rafale e as deficiências do Gripen pra qualquer missão…um jato ineficiente em tudo:
    files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Dúvidas é só dar uma lidinha sem devaneios por favor…
    Suiços exigem 98 modificações na panela voadora sueca de curto alcance: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Os suecos conseguiram fazer menos de 10 modificações no Gripen D gambiarra velha (entitulada de Gripen F) incluindo o motor novo…tática pra tentar convencer os suiços bobos depois do vexame no Gripen C fracote em testes.
    Noto que este Gripen D remendado F … está enganando até vcs ''Suecats'' fanáticas e cegas…fazer o que né ??..rsss

    Os suiços só querem poucos Gripens Ngs e podem desistir com o Referendo do ano que vem.
    O Brasil estará em maus lençois se desistirem, pois vai ter que arcar com o desenvolvimento do jato sozinho (único operador) com alto risco de não dar certo, pois são muitas modificações para aumentar seu desempenho… depois que foi comprovado vergonhosamente na avaliação.

    Modificações pra deixar o caça mais pesado e instável mesmo com motor novo…essa é a grande desconfiança suiça…sem falar no atrasado radar Aesa previsto pra entrar em operação pra depois de 2020 e olhe lá se funcionar bem…rss

    Os suecos irão atualizar seus usados Gripens C pra versão E somente…não irão comprar NGs fantasmas que somente o Brasil irá usar em 2020….rssss

    E por fim um jato sem versão naval pronta e testada…onde vai deixar a nossa Marinha chupando o dedo qndo aposentar os inúteis A4Ms..!!!

  5. Pois é…pra variar sempre desinformando…
    Pra fazer o serviço de 01 Rafale …precisa-se de 02 Gripens voando juntos…o que acaba saindo muito mais caro…rsss

    Sem falar que a capacidade de armamentos do Rafale é indiscutivelmente superior e muito mais ampla (incluindo nuclear)…e que irá tbm receber os armamentos russos pros indianos. https://sites.google.com/site/blogaame/2012-02-06

    O Gripen NG por ser um projeto não pode comprovar alcance maior que o Rafale.
    A Suiça exigiu quase 100 modificações no debilitado Gripen C, depois que foi vergonhosamente ficou abaixo do Fa18 Hornet C e o Rafale em primeiro com muitos méritos.
    O velho F-18 Hornet "Legacy" se saiu melhor que o ''Jossa Gripen C Limited'' … coitada da Fab se recebe-los como tampões, pois não garantem e não conseguem fazer patrulhamento aéreo por muito tempo no ar…pouco alcance é dose viu….rsss

    Eis o que os suíços realmente pensam a respeito do Gripen…
    Não atende aos requisitos e considerado impróprio para policiamento aéreo: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Basta vc ler as conclusões do Comandante suiço Markus Gygax, onde recomenda a superioridade do Rafale e as deficiências do Gripen pra qualquer missão…um jato ineficiente em tudo:
    files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Dúvidas é só dar uma lidinha sem devaneios por favor…
    Suiços exigem 98 modificações na panela voadora sueca de curto alcance: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Os suecos conseguiram fazer menos de 10 modificações no Gripen D gambiarra velha (entitulada de Gripen F) incluindo o motor novo…tática pra tentar convencer os suiços bobos depois do vexame no Gripen C fracote em testes.
    Noto que este Gripen D remendado F … está enganando até vcs ''Suecats'' fanáticas e cegas…fazer o que né ??..rsss

    Os suiços só querem poucos Gripens Ngs e podem desistir com o Referendo do ano que vem.
    O Brasil estará em maus lençois se desistirem, pois vai ter que arcar com o desenvolvimento do jato sozinho (único operador) com alto risco de não dar certo, pois são muitas modificações para aumentar seu desempenho… depois que foi comprovado vergonhosamente na avaliação.

    Modificações pra deixar o caça mais pesado e instável mesmo com motor novo…essa é a grande desconfiança suiça…sem falar no atrasado radar Aesa previsto pra entrar em operação pra depois de 2020 e olhe lá se funcionar bem…rss

    Os suecos irão atualizar seus usados Gripens C pra versão E somente…não irão comprar NGs fantasmas que somente o Brasil irá usar em 2020….rssss

    E por fim um jato sem versão naval pronta e testada…onde vai deixar a nossa Marinha chupando o dedo qndo aposentar os inúteis A4Ms..!!!

  6. Pois é…pra variar sempre desinformando…
    Pra fazer o serviço de 01 Rafale …precisa-se de 02 Gripens voando juntos…o que acaba saindo muito mais caro…rsss

    Sem falar que a capacidade de armamentos do Rafale é indiscutivelmente superior e muito mais ampla (incluindo nuclear)…e que irá tbm receber os armamentos russos pros indianos. https://sites.google.com/site/blogaame/2012-02-06

    O Gripen NG por ser um projeto não pode comprovar alcance maior que o Rafale.
    A Suiça exigiu quase 100 modificações no debilitado Gripen C, depois que foi vergonhosamente ficou abaixo do Fa18 Hornet C e o Rafale em primeiro com muitos méritos.
    O velho F-18 Hornet "Legacy" se saiu melhor que o ''Jossa Gripen C Limited'' … coitada da Fab se recebe-los como tampões, pois não garantem e não conseguem fazer patrulhamento aéreo por muito tempo no ar…pouco alcance é dose viu….rsss

    Eis o que os suíços realmente pensam a respeito do Gripen…
    Não atende aos requisitos e considerado impróprio para policiamento aéreo: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Basta vc ler as conclusões do Comandante suiço Markus Gygax, onde recomenda a superioridade do Rafale e as deficiências do Gripen pra qualquer missão…um jato ineficiente em tudo:
    files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Dúvidas é só dar uma lidinha sem devaneios por favor…
    Suiços exigem 98 modificações na panela voadora sueca de curto alcance: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Os suecos conseguiram fazer menos de 10 modificações no Gripen D gambiarra velha (entitulada de Gripen F) incluindo o motor novo…tática pra tentar convencer os suiços bobos depois do vexame no Gripen C fracote em testes.
    Noto que este Gripen D remendado F … está enganando até vcs ''Suecats'' fanáticas e cegas…fazer o que né ??..rsss

    Os suiços só querem poucos Gripens Ngs e podem desistir com o Referendo do ano que vem.
    O Brasil estará em maus lençois se desistirem, pois vai ter que arcar com o desenvolvimento do jato sozinho (único operador) com alto risco de não dar certo, pois são muitas modificações para aumentar seu desempenho… depois que foi comprovado vergonhosamente na avaliação.

    Modificações pra deixar o caça mais pesado e instável mesmo com motor novo…essa é a grande desconfiança suiça…sem falar no atrasado radar Aesa previsto pra entrar em operação pra depois de 2020 e olhe lá se funcionar bem…rss

    Os suecos irão atualizar seus usados Gripens C pra versão E somente…não irão comprar NGs fantasmas que somente o Brasil irá usar em 2020….rssss

    E por fim um jato sem versão naval pronta e testada…onde vai deixar a nossa Marinha chupando o dedo qndo aposentar os inúteis A4Ms..!!!

  7. Os suecos prometeram o protótipo voar em 2012…2013…2014…e agora 2015 ?? rssss
    E se a Suiça desistir no referendo, o Gripen E então vai voar em 2020 pro Brasil acreditar…

    Com tantas modificações que os suiços querem pra seu Gripen NG pra sanar a notável fragilidade do Gripen C, com certeza será uma aeronave mais pesada e instável….um projeto de alto risco que a Fab vai pagar e com muito merecimento.rsss

    Os suiços ficaram animadinhos somente com esta Gambiarra F (versão D remendada) com motor novo…o pega-pra-capar mesmo é com a prometida versão E com quase 100 modificações exigidas colega.

    Pra um Pais Banana merecemos um jato banana (nanica) pra defesa.!!!
    Morreu o nosso respeito na América do sul…sou mais os Mirages.!!!

  8. Kurti,

    – Primeiro, essa ideia de que um Rafale faz o mesmo que dois Gripens é errônea e por um simples motivo: ele não poderá estar em dois lugares ao mesmo tempo… Ademais, num mundo onde conta a precisão, o que importa é ter o armamento certo e não empanturrar o caça de armas.

    – A variedade de armas se dá não somente pelo tipo, mas também pela procedência… E pelo que me consta, o Gripen C já poderia operar armamentos de diversas origens…

    – Já é fato conhecido que a avaliação suíça era relacionada ao Gripen C e não o NG. E seja como for, isso não desabona o NG, haja visto ser uma aeronave modificada em relação ao C, e que, como tal, apresentará desempenho diferente em muitos aspectos. Seria como tentar julgar o Rafale F3 baseado em dados dos F1…

    – O Gripen D modificado nada mais é que um demonstrador de conceito. É tão e somente para avaliação da possibilidade de se evoluir o caça; e nada mais que isso… Quaisquer modificações posteriores deverão vir com os protótipos, e não com demonstrador de conceito…

    – O Brasil não arcará sozinho com o desenvolvimento… Até mesmo porque, os suecos já estão investindo nele, o que fica comprovado pelos trabalhos já realizados… E, salvo engano, já estava acordado na proposta, com uma divisão de trabalho 40% para o Brasil e 60% para Suécia ( ? ). Inclusive, o primeiro passo já foi dado, com a aquisição de 60 exemplares por parte dos suecos. Mesmo que os suecos façam questão de aproveitar partes de outros exemplares para compor a sua frota, o fato é que certamente haverá uma enorme gama de componentes que deverão ser produzidos do zero e que serão compartilhados por toda a frota de Gripens suecos e brasileiros… Na prática, os suecos aproveitarão somente as carcaças de seus Cs…

    – Quanto a Marinha, ter um porta-aviões operacional, mesmo que a coisa fosse decidida hoje, seria coisa para depois de 2025… Até lá, mais vai valer uma aeronave naval de quinta geração do que qualquer outra de geração 4.5. Por tanto, se for para ter um porta-aviões, melhor que seja projetando aquisições de aeronaves futuras, que estejam sendo desenvolvidas ou prestes a entrar em serviço…

Comments are closed.