O painel G3000 da Garmin que será implantado nos caças F-5 da empresa TacAir dos EUA.

A Garmin International anunciou hoje a seleção de uma plataforma de voo integrada Garmin pela Tactical Air Support (TacAir) para sua frota de aviões de caça supersônicos F-5. Essa configuração, que consiste em uma tela de voo G3000 e dois controladores de tela sensíveis ao toque Garmin (GTCs), possui um design de arquitetura aberta que se integra perfeitamente a equipamentos e sistemas típicos da missão para que os pilotos experimentem um único sistema de cockpit integrado. Utilizando esta solução rapidamente implementável, o primeiro voo do F-5 equipado com o painel Garmin é esperado ainda este ano.

“Estamos entusiasmados por trabalhar em conjunto com a TacAir, já que o sistema G3000 no F-5 aumenta a adoção crescente de uma plataforma de voo integrada da Garmin”, disse Carl Wolf, vice-presidente de marketing e vendas de aviação da Garmin. “É uma honra trabalhar com uma organização tão talentosa e pessoas dedicadas que têm décadas de experiência em defesa. Estamos ansiosos para apoiar suas operações nos F-5 com uma atualização de aviônica abrangente que lhes proporcione a melhor tecnologia de cabine de pilotagem disponível no mercado”.

“A TacAir conduziu uma ampla busca por aviônicos e opções de displays para apoiar os programas ADAIR e contratos de treinamento”, disse Archie Rippeto, vice-presidente de operações aéreas da TacAir. “A solução da Garmin nos deu uma solução excelente para suportar não apenas nossos requisitos atuais, mas também forneceu a capacidade de integrar requisitos futuros – nossos pilotos mal podem esperar para colocar esse cockpit no alcance.”

O F-5 é um avião tático de combate e ataque supersônico, multifuncional que oferece treinamento de combate adversário simulado, treinamento de apoio aéreo, desenvolvimento de táticas e suporte à avaliação. Utilizado pela TacAir em um papel de treinamento de agressores, o F-5 atualizado evoluirá economicamente essas aeronaves para uma frota tática avançada com recursos de sensores e sistemas semelhantes aos atuais aviões de caça.

Caça Northrop F-5E Tiger II da empresa TacAir.

O cockpit modular G3000 possui uma grande tela de voo e de alta resolução que interage perfeitamente com o computador de missão existente do F-5, possibilitando mapeamento avançado, recursos de rádio tático, exibição de radar e muito mais. As teclas laterais, e a tela sensível ao toque, com o sistema de missão L3 ForceX servem como interface piloto para a tela de voo, e os controladores de tela sensível ao toque incorporam a tecnologia de infravermelho para que os pilotos possam usar luvas no cockpit. O G3000 tem uma arquitetura aberta que permite a integração perfeita de computadores, sensores e sistemas de missão e facilita facilmente futuras atualizações sem afetar a aviônica.

O G3000 é compatível com NVG e contém tecnologia de visão sintética moderna e de última geração (SVT™) que combina uma visão “fora da janela” dos arredores na tela de voo principal, o que é particularmente útil durante operações noturnas ou em ambientes próximos do solo. O G3000 também possui recursos de comunicação, navegação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo (CNS/ATM) em todo o mundo. Os recursos adicionais da cabine de pilotagem integrada do G3000 no F-5 incluem o sistema de alerta ao terreno (TAWS), o sistema automático de transmissão de vigilância ao tráfego dependente (ADS-B), além de uma entrada de vídeo.

O hardware e software comercial (COTS) da Garmin permite que a TacAir aproveite os avanços tecnológicos, a redução de custos e a rápida aquisição. Essas soluções COTS oferecem oportunidades significativas em tempo de desenvolvimento reduzido, integração mais rápida de novas tecnologias e menor ciclo de vida dos custos. O G3000, juntamente com muitas outras soluções da Garmin, também interage com uma ampla gama de produtos de terceiros usando protocolos padrão da indústria, reduzindo custos e simplificando a complexidade da instalação.

Através de sua extensa rede de revendedores e suporte de produtos aviônicos premiados, a Garmin é reconhecida por sua incomparável rede de serviços globais, oferecendo suporte completo ao ciclo de vida. Os engenheiros de serviço de campo estão estrategicamente localizados em todo o mundo para apoiar qualquer missão. A Garmin possui uma gama completa de recursos de treinamento, incluindo treinamento baseado em computador, treinamento ministrado por instrutor e compatibilidade com simulador de movimento total.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.