Helicóptero Gazelle do Exército Francês em manobra militar no Mali.

Um helicóptero Gazelle do Exército Francês foi forçado a fazer um pouso de emergência após ser baleado durante as operações de combate em Mali, em 14 de junho.

O helicóptero foi atingido por uma metralhadora Kalashnikov-PKM de calibre 7.62, enquanto participava da Operação Barkhane, o que levou à perda de energia e ao subsequente pouso de emergência perto da fronteira entre o Mali e o Níger.

O piloto e o co-piloto no helicóptero ficaram gravemente feridos no pouso. O passageiro a bordo do helicóptero, um atirador, não sofreu ferimentos graves e retirou os dois tripulantes do Gazelle.

Os dois feridos foram recuperados por um helicóptero de ataque Tigre de dois lugares, amarrando-os ao lado de fora da aeronave perto do trem de pouso. O atirador explodiu o helicóptero acidentado e foi recuperado por outro helicóptero.

O Aérospatiale Gazelle é um helicóptero francês de cinco lugares, comumente usado para transporte leve, exploração e tarefas de ataque leve. No serviço francês, o Gazelle foi suplementado como um helicóptero de ataque pelo maior Eurocopter Tiger, mas permanece em uso principalmente como um helicóptero de reconhecimento.

Anúncios

1 COMENTÁRIO