O motor GE9X no primeiro protótipo do Boeing 777X. (Foto: Dan Nevill)

O mais recente motor a jato da GE, o GE9X, continua acumulando os superlativos. Já era o maior motor a jato comercial do mundo, e agora também é o mais poderoso, de acordo com o Guinness World Records.

A empresa detentora dos recordes anunciou que o motor GE9X, que a GE Aviation desenvolveu para o novo jato widebody 777X da Boeing, alcançou 134.300 libras de empuxo durante um teste. Isso não está muito longe das 188.000 libras de empuxo comandadas pelo foguete Soyuz que ajudou Yuri Gagarin a se tornar o primeiro humano a orbitar a Terra.

“O motor GE9X incorpora as tecnologias mais avançadas desenvolvidas pela GE Aviation durante a última década e é a culminação de nossa renovação do portfólio de motores comerciais”, disse David Joyce, presidente e diretor executivo da GE Aviation. “Embora não tenhamos decidido quebrar o empolgante título do Guinness World Records, estamos orgulhosos do desempenho do mecanismo, que é uma prova de nossos talentosos funcionários e parceiros que projetam e constroem produtos excelentes para nossos clientes.”

A nova quebra de recorde de empuxo ocorreu durante um teste de engenharia em 10 de novembro de 2017, nas instalações de testes da GE em Peebles, Ohio. O Guinness World Records reconheceu o feito na sexta-feira, dia 12 de julho, em uma cerimônia na sede da GE Aviation em Ohio como parte da comemoração de 100 anos da empresa.

Outro motor da GE, o GE90-115B desenvolvido para o Boeing 777, estabeleceu o recorde anterior de 127.900 libras de empuxo em 2002.

Joyce apresentou o motor GE9X em junho no Paris Air Show. A GE recebeu pedidos para mais de 700 motores GE9X. Esse motor, cuja fan frontal tem 3,35 metros de diâmetro, usa a quarta geração de pás do fan com fibra de carbono originalmente desenvolvidas para o GE90. Ele contém peças feitas com materiais de última geração, como compósitos de matriz cerâmica resistentes à luz e ao calor, e componentes fabricados por tecnologias de fabricação avançadas, como a impressão 3D.

“A cerâmica nos permitiu chegar a 60:1 [taxa de pressão] dentro do GE9X”, diz Ted Ingling, gerente geral do programa de motores GE9X. “Isto é enorme. Como resultado, o motor GE9X não é muito maior do que os motores da família GE90, embora seja muito mais eficiente”.

Ingling diz que as novas tecnologias e materiais ajudam a tornar o motor 10% mais eficiente em termos de combustível que o seu antecessor. Isso é um grande negócio, já que os custos de combustível chegam a 20% das despesas operacionais de uma companhia aérea em média. “As tecnologias em que trabalhei estão fora deste mundo”, diz ele. “Eu nunca tenho um momento de tédio.”

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2 COMENTÁRIOS

  1. Um monstrão.. Mais largo do que a fuselagem de um Boeing 737.. Para efeito de comparação 134.300 libras de empuxo equivale a aproximadamente 609kN, o motor do F-35 que atualmente é o mais poderoso já instalado em um caça, gera aproximadamente 190kN.