De um grupo original de 33 competidores, cinco equipes permanecem na disputa pelo prêmio de US$ 30 milhões. O prazo para completar todos os marcos da competição, que incluiu um pouso na Lua, a transmissão de vídeo em alta definição e o percurso de pelo menos 500 m na superfície lunar, é 31 de março de 2018.

Team SpaceIL O SpaceIL é aproximadamente do tamanho de uma máquina de lavar louça e é projetado para saltar sobre a superfície lunar. Está programado para voar como carga útil secundária a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 em 2018.
Moon Express Moon Express, único concorrente dos EUA para o Google Lunar X-Prize, tem como objetivo lançar sua primeira missão, a Lunar Scout, no início de 2018. Quer ganhe o prêmio ou não, a Moon Express está desenvolvendo um negócio para voar cargas úteis e fornecer serviços para uma variedade de clientes, incluindo universidades, governos e empresas privadas.
Synergy Moon International
Lançando a bordo de um foguete Neptune 8 (ainda não testado) construído pela Moorea, Interorbital Systems e Synergy Moon, uma colaboração internacional, tem como objetivo colocar um lander e um rover na superfície da Lua.
TeamIndus
O TeamIndus da Índia tem data de lançamento marcada para 28 de dezembro de 2017.
Equipe Hakuto Operado pela Ispace Inc., um empreendimento de Tóquio que desenvolve um negócio de mineração lunar, o Team Hakuto concordou em compartilhar um passeio com TeamIndus a bordo de um veículo de lançamento de satélite (órbita polar) indiano.

Google Lunar X PRIZE é uma competição internacional organizada pela X PRIZE Foundation, instituição que organizou o Ansari X Prize, e patrocinada pela Google. O objectivo desta competição é a colocação de um rover no solo lunar e cumprir algumas tarefas recorrendo para isso com no mínimo 90% de investimento privado.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Aparentemente a corrida espacial no ocidente passará a ter o protagonismo do setor privado. Interessante como as empresas aparentam um planejamento e um foco superior até o da Nasa. Cada uma visando um nicho específico e procurando soluções inovadoras.